Se você costuma viajar de avião com uma certa frequência já deve ter notado que os aviões possuem janelas ovais. Por ser uma característica comum em qualquer modelo de aeronave comercial, muita gente pensa que esse formato foi adotado simplesmente por uma questão de estética, mas na realidade a sua verdadeira função é crucial para a realização de um voo seguro.

Na prática, as janelas redondas dos aviões são uma inovação da engenharia que pode salvar vidas. Se as janelas fossem quadradas, como as da sua casa, o avião inteiro se desintegraria no meio do voo, uma situação que obviamente ninguém quer lidar em plena viagem de férias, não é mesmo?

Em meados do século 20, as companhias aéreas comerciais começaram a usar seus aviões em altitudes mais elevadas. Este plano foi, basicamente, uma jogada para gerar uma maior economia de dinheiro, já que a menor densidade do ar significa menos arrasto no avião e consequentemente menos arrasto significa que uma quantidade menor de combustível será desperdiçada. Além disso, voar em altas altitudes também proporciona uma viagem mais suave, já que o percurso está menos sujeito à turbulências.

por que as janelas dos avioes sao ovais 1

Para produzir aviões adequados para operações em altitudes mais elevadas, as companhias aéreas tiveram que fazer algumas mudanças nos projetos. Primeiro, a fuselagem do avião tinha que ser pressurizada para que os passageiros pudessem respirar. Em segundo lugar, o avião tinha que ser cilíndrico para suportar a nova pressão interna. No entanto, mesmo com todas essas medidas de segurança, três aviões caíram nos anos 50 quando as suas fuselagens foram rasgadas em pedaços. Tudo isso aconteceu porque os engenheiros ignoraram uma falha crucial do projeto: o uso de janelas quadradas.

As janelas quadradas são problemáticas para os aviões de altitudes elevadas devido a uma pequena diferença na pressão atmosférica e na pressão na parte de dentro da fuselagem. Essa diferença faz com que a fuselagem se expanda muito levemente, mas o suficiente para colocar uma pressão nas molduras das janelas. Essa tensão se desenvolve e se torna ainda mais forte nos cantos “afiados” de uma janela quadrada, causando o seu rompimento. Mas no caso da janela oval, a tensão flui mais suavemente em torno da coisa toda, evitando um acúmulo de tensão acima do normal.

Sabia dessa? Compartilhe o seu comentário com a gente!