Qualquer pessoa que já tenha consumido mais drinques do que deveria, seja durante uma grande festa ou até mesmo em casa como uma forma de “afogar as mágoas”, sabe muito bem que o álcool tem a capacidade de deixar a nossa visão embaçada, comprometendo totalmente a maneira como enxergamos as coisas à nossa frente. Mas por que será que isso acontece?

O álcool pode afetar a nossa visão de várias maneiras, tanto a curto como a longo prazo. Os efeitos a curto prazo que o álcool proporciona incluem a visão embaçada, visão dupla, secura dos olhos, enxaquecas, etc. Estes são efeitos geralmente temporários e costumam desaparecer completamente algumas horas após o término da ingestão, por isso não representam ameaças sérias a longo prazo e são considerados normais. No entanto, consumo exagerado do álcool a longo prazo pode representar algumas ameaças sérias à visão, pois aumenta as chances do desenvolvimento de doenças como a degeneração macular.

Para quem bebe ocasionalmente, a visão turva é um dos efeitos colaterais mais comuns e provavelmente um dos primeiros sinais da embriaguez. Os nossos olhos têm a função de registrar as imagens, enquanto o cérebro se encarrega de converter todo esse registro em informações compreensíveis. Por isso, a coordenação entre o cérebro e os olhos é essencial.

por que o consumo de alcool deixa a visao embacada 1

Sem álcool / sob o efeito do álcool.

A transmissão de sinais entre os nossos neurônios fica comprometida com o consumo de álcool porque isso afeta diretamente a coordenação entre o cérebro e os olhos. Outra coisa que é afetada por causa do consumo de bebidas alcoólicas são os músculos da íris. Esses músculos controlam o movimento da nossa lente (o cristalino), que é essencial para a observação de objetos ao nosso redor. Ou seja, como esse movimento muscular é afetado, acabamos levando mais tempo para nos concentrar nos objetos que olhamos, estejam eles em movimento ou não. Além disso, estudos já mostraram que o consumo de álcool pode afetar a nossa capacidade de distinguir imagens contrastantes, o que também contribui para a visão embaçada.

Vale lembrar que o consumo ocasional de álcool não costuma ser muito prejudicial para a saúde dos olhos, mas sua ingestão excessiva pode causar sérios problemas, não apenas na visão, mas também em muitas outras partes do corpo.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!