As Catacumbas de Paris são uma rede de túneis que servem como cemitério para milhões de pessoas de diversas épocas, portanto, se calcula que os restos de mais de 6 milhões de pessoas possam estar enterrados nos mais de 300 km de túneis. A história das catacumbas começa quando essas ainda não eram covas. No início, esses túneis serviram como canteiras de pedra calcária para construir grande parte dos monumentos e edificações que podem ser visitados hoje em dia. Nessa época, os túneis se chamavam Les Carrières de Paris (as canteiras de Paris).

As catacumbas têm suas origens nas pedreiras de calcário situado nos arredores da cidade. Este recurso natural tem sido usado desde o tempo dos romanos e forneceu material de construção de edifícios da cidade, assim como contribuiu para o crescimento e expansão da cidade. Em 1786, para combater as epidemias e doenças que assolavam a população, foi decidido trasladar os cadáveres e ossos de diferentes cemitérios da cidade para as catacumbas. Dos 300 quilômetros de catacumbas que existem escavados, atualmente só se pode ver uma parte pequena. Embora a visita às catacumbas seja algo “arrepiante”, é curioso contemplar os infinitos ossos humanos e caveiras agrupados, formando extensas construções. Apesar de ser uma visita turística, as catacumbas não são um dos lugares mais massificados pelo turismo.

catacumbas de paris2

Foi só depois de durante a segunda metade do século 18, no entanto, que as antigas minas de calcário foram transformados em locais de sepultamento. Em 1786 as antigas pedreiras Tombe-Issoire foram abençoadas e consagradas pela igreja, transformando-se então nas Catacumbas de Paris. Os ossos foram retirados de 1786 até 1788 do Les Innocents para as catacumbas. Eles sempre foram transferidos à noite numa espécie de cerimônia feita de uma procissão de sacerdotes que cantava ao longo do caminho para as Catacumbas.

Como visitar as Catacumbas de Paris?

O museu está aberto de 10 h às 20 h, todos os dias, exceto na segunda-feira e feriados públicos. A última entrada é às 19:00 h e as visitas são limitadas a 200 pessoas no local.

Interessante, não é mesmo? Gostaria de visitar as Catacumbas? Deixe seu comentário!