Curiosidades

Quem inventou a escova de dentes?

Quem inventou a escova de dentes?

Há algum tempo escrevemos sobre quem inventou a pasta de dente e agora chegou o momento de contar a origem de sua melhor amiga: a escova de dentes! Vamos lá?

Segundo historiadores, tudo começou por volta de 3.000 a.C. quando algumas civilizações utilizavam os chamados na época ‘galhos de mastigação’ após cada refeição, eles eram compostos por pequenos pedaços de madeira que eram esfregados contra os dentes para assim mantê-los limpos. Porém, a primeira escova de dentes a possuir cerdas como o modelo que conhecemos hoje só apareceu em 1498 na China, na época as mesmas eram muito duras, feitas de fios grossos extraídos de uma espécie de porco chinês. Tendo estes pelos, bastava encontrar uma boa base feita de bambu ou ossos para fixa-los, assim originando a escova de dentes.

escova de dentes

O método se espalhou pelo mundo e foi utilizado por diversos países até 193 quando surgiu a primeira escova composta por fios de nylon, esta foi criada pela empresa DuPont e foi batizada como ‘escova de dentes milagrosa do Doutor Oeste’, sua popularização ocorreu após a Segunda Guerra Mundial já que diversos soldados pelo mundo receberam diferentes modelos da escova e tornaram a higiene bucal um novo hábito. Hoje temos escovas de dente nos mais diversos formatos e cores, algumas com recurso para limpar a língua, outras com cerdas reforçadas para uma melhor escovação.

Incrível o poder de um objeto, não acha? Comente!

Leia Também: