Há alguns dias atrás, trouxe para vocês uma matéria sobre o que faz um arquivista com os documentos administrativos de uma empresa. Hoje, vamos conhecer as funções de um bibliotecário! E sim, aquela pessoa que pede silêncio quando você fala alto na biblioteca exerce muito mais funções do que imaginamos!

o que faz um bibliotecario tricurioso02

Pois é meus caros, é necessário mais que um óculos de leitura e uma carteirinha do fã clube d’O Senhor dos Anéis e conseguir pronunciar todos os feitiços de Harry Potter para se tornar um bibliotecário. Mais que uma sede insaciável por leitura, para se formar como bibliotecário é necessário conhecimento acadêmico na área de Biblioteconomia.

A logística para o funcionamento de uma biblioteca abrange tudo, desde o processo de organização dos livros (tanto física quanto lógica, como, por exemplo, se os livros serão organizados por assunto, data, autor, dependendo da instituição à qual a biblioteca atenderá), até a busca de recursos para a biblioteca e estabelecimento de políticas para a utilização da mesma, tanto pelos usuários, como para os próprios profissionais que trabalharão com o acervo.

o que faz um bibliotecario tricurioso
Assim como a Arquivologia, a Biblioteconomia faz parte da Ciência da Informação. O que a difere da primeira é que, em um arquivo, os documentos que formam o acervo são de caráter administrativo, ou seja, necessários para o funcionamento da administração de uma empresa, e também para que esta continue em atividade de acordo com as exigências legais vigentes; já em uma biblioteca, temos documentos de caráter educativo e cultural, ou seja, necessários para nossa formação intelectual e cultural.

o que faz um bibliotecario tricurioso04

E aí, gostou? Comente, compartilhe! 🙂