Quando precisamos repetir uma atividade diariamente, é comum que às vezes ocorram esquecimentos, isso não é diferente quando falamos de pílula anticoncepcional. Além do possível esquecimento deste medicamento regular, também podem ocorrer acidentes durante as relações ou a ineficácia de certos métodos contraceptivos e para isso existe a pílula do dia seguinte. Mas afinal, como ela funciona?

Ao ter uma vida sexual ativa, é de suma importância que você saiba tudo sobre o universo da contracepção e hoje vamos começar com a pílula do dia seguinte. No Brasil é possível encontrar pílulas compostas pelo composto levonorgestrel 0,75 mg, sendo as mais comuns nas farmácias: Postinor-2, Pilem, Pozato, Diad, Minipil2-Post e Poslov. Ela funciona de uma forma simples que inibe a ovulação após sua ingestão e também impede que o óvulo seja fertilizado pelo espermatozoide.

Ou seja, a pílula do dia seguinte altera o ciclo menstrual, por isso é comum que mulheres que tenham utilizado o medicamento acabem com sua menstruação atrasada em até uma semana. Porém, dependendo da fase do ciclo em que você o toma, a mesma pode vir uma semana antes. Vale lembrar que diversas características com que você está acostumada durante a menstruação não devem mudar, são elas coloração, duração e quantia de sangue. Caso ocorra qualquer uma dessas mudanças, busque um médico e faça os devidos testes para ter certeza de que não há nenhum bebê a caminho.

como funciona pilula dia seguinte tricurioso

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a pílula não provoca aborto. Isto porque uma técnica só é considerada abortiva quando age em um óvulo já fecundado. Como já explicado, o medicamento age antes de haver fecundação, logo não há aborto. Caso a pílula do dia seguinte seja ingerida após o óvulo ter sido implantado no útero, ela não terá nenhum efeito no seu organismo, inclusive não irá alterar em nada sua gravidez ou causar perigo ao feto.

Você sabia dessas informações? Comente!