Curiosidades, História

Qual a origem do pente de cabelo?

Qual a origem do pente de cabelo?

Alguma vez você já se perguntou, enquanto penteava seus cabelos, quem inventou o pente e quem foram os primeiros povos a fazer o uso de um objeto desse tipo? Por se tratar de algo que usamos diariamente, nem sempre nos damos conta de que alguns utensílios têm origens bem interessantes. Que tal saber um pouco mais da história do pente de cabelo?

A história do uso de pentes de cabelo data de 5.000 anos atrás. De fato, os pentes estão entre as ferramentas mais antigas já encontradas pelos arqueólogos. Os antigos egípcios foram provavelmente os primeiros a produzir objetos desse tipo. Da mesma forma, os pentes eram criados e usados ​​na China como acessórios de cabelo que refletiam o status econômico e social de alguém. No entanto, os historiadores não têm como saber exatamente quem foi o inventor da primeira versão do pente como conhecemos.

Antigo pente romano do século 4.

Ao longo da história, os pentes de cabelo sempre foram principalmente usados ​​pelos humanos para separar os cabelos emaranhados e mantê-los limpos. No entanto, eles também eram usados como acessórios decorativos, pois tinham a capacidade de prender o cabelo em um estilo específico. Durante as décadas de 1930 e 1940, quando diferentes tipos de penteados de cabelos começaram a ficar na moda, o pente de cabelo decorativo passou a se tornar um acessório bastante popular em praticamente todas as camadas da sociedade.

A ideia de inventar o pente certamente surgiu a partir da necessidade de manter o cabelo em ordem e com uma aparência arrumada. Os vários desenhos e formas de pentes, desde as versões rudimentares da pré-história até os designs elaborados da Idade Média, são provas de como as pessoas sempre se preocuparam com a aparência dos penteados. Mas acredita-se que a necessidade de manter a cabeça livre de piolhos e outros parasitas também desempenhou um papel fundamental na expansão da popularidade do objeto para várias culturas.

Os pentes de cabelo eram inicialmente feitos de pedra, madeira ou marfim de presas de elefante, mas hoje em dia eles são feitos principalmente de metal ou plástico. No entanto, pentes feitos de madeira estão novamente se tornando populares por causa de seus supostos benefícios para o couro cabeludo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: