Se você é uma daquelas pessoas que gostam de checar diariamente a previsão do tempo para a sua região, já deve ter notado que os meteorologistas nem sempre conseguem acertar as condições climáticas com precisão. De fato, às vezes o resultado final é tão diferente da previsão que faz muita gente desconfiar do trabalho desses profissionais. Mas você já parou pra pensar que prever o tempo pode ser uma tarefa muito mais complexa do que parece?

Para fazer a previsão do tempo, os meteorologistas tentam coletar o máximo de dados sobre o clima que conseguem. Ao observar os padrões climáticos da região, eles registram informações como temperatura, pressão, velocidade do vento e nível de precipitação. Eles também podem usar informações de anos anteriores e até mesmo dados coletados de satélites. A partir daqui, eles inserem todos esses registros em computadores específicos para essa função. Essas máquinas juntam todas as informações que os meteorologistas obtiveram e criam uma simulação computacional do que ele acredita que acontecerá.

Mas os computadores que simulam padrões climáticos podem apresentar erros por causa da inserção de informações imperfeitas. Por exemplo, um meteorologista só conseguiu fazer 10 leituras de temperatura de uma cidade, no entanto, existe um número ainda maior de variações de temperatura nesse local. Assim, o computador usa essas 10 temperaturas como uma média para o modelo, fazendo com que as suposições sejam incorretas. Inserir mais temperaturas poderia diminuir a margem de erro, mas esse método levaria muito mais tempo para ser executado, sendo que em algumas circunstâncias esses dados podem nem sequer ficar disponíveis de fato.

por que a previsao do tempo erra tanto 1

Meteorologista inserindo e comparando dados.

Além disso, os meteorologistas costumam receber muitos mapas de terreno imperfeitos. Os dados que faltam são geralmente estimados, o que afeta a precisão das informações da previsão do tempo. Na maioria das circunstâncias, uma ligeira diferença entre dados reais e estimativas não afetaria muito o resultado final, mas em simulações climáticas, todas essas imperfeições podem ter um efeito crucial no desenvolvimento da projeção.

Por isso, não importa quanto tempo alguém passe na frente de um computador executando uma simulação, a previsão do tempo nunca será 100% precisa. No entanto, percebe-se nos últimos anos uma melhora significativa na taxa de acerto, o que mostra que os meteorologistas realmente fazem um ótimo trabalho na medida do possível.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!