Quando se fala no Marrocos, muita gente imagina lugares desérticos, com ruas estreitas e prédios antigos da mesma cor da terra. Ifrane, no entanto, é diferente de qualquer outro lugar do Marrocos. Localizado a uma altitude de 5.460 metros acima do nível do mar na região do Médio Atlas, esta pequena cidade montanhosa tem um toque alpino, semelhante a uma cidade suíça.

Com casas de telhado vermelho, canteiros de flores, parques com muitos lagos e invernos repletos de neve, esta cidade de estilo europeu é conhecida como “a Suíça do Marrocos”. A vegetação exuberante, florestas de cedro e o inverno rigoroso contrastam bastante com o clima quente e seco que assola o restante do país. Devido à sua acessibilidade, Ifrane serve como o playground de inverno perfeito para os marroquinos, principalmente entre os mais ricos.

conheca ifrane a cidade gelada do marrocos 2

Ifrane foi construída pelos franceses na década de 1930, quando a França ainda exercia poder sobre o Marrocos. O que mais chamou a atenção dos franceses no local foi o clima frio durante o verão. Ao contrário de cidades marroquinas de grande importância como Fes e Meknes que apresentam um calor sufocante, Ifrane é agradável e refrescante. No inverno, as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e o topo das montanhas ao redor são cobertas de neve. De fato, a temperatura mais baixa já registrada na África foi identificada justamente em Ifrane, quando os termômetros marcaram incríveis -24 °C.

conheca ifrane a cidade gelada do marrocos 1

No início, Ifrane deveria ser apenas uma “estação de montanha”, um lugar frio e relaxante onde as famílias coloniais poderiam passar os meses quentes do verão. Após a independência da França, os marroquinos se mudaram para a cidade. Eles ampliaram a comunidade, construíram uma mesquita, um mercado público e estabelecimentos comerciais. Em 1995, uma universidade pública baseada no currículo americano, a prestigiosa Universidade de Al Akhawayn, foi aberta e Ifrane se tornou um destino bastante disputado para o turismo doméstico.

conheca ifrane a cidade gelada do marrocos 4

Hoje, Ifrane continua a se desenvolver como um resort muito popular, seja no verão ou inverno. Chalés antigos no centro da cidade estão sendo demolidos e substituídos por condomínios, enquanto centros de férias surgem nos arredores. Até mesmo grandes empregadores mantêm complexos de apartamentos aqui para desfrutar em épocas de férias, assim como a população de renda mais alta aproveita a neve para esquiar e se divertir com familiares.

 

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀