Réplicas de monumentos famosos são comuns em praticamente todo o mundo, mas existe uma certa obsessão por isso em Tianducheng, nos subúrbios de Hangzhou, na China. Espalhado por cerca de 31 quilômetros quadrados, este enorme e luxuoso conjunto habitacional, inaugurado em 2007, foi inspirado pelos seus idealizadores na famosa “Cidade das Luzes” da França, com edifícios de estilo parisiense, fontes com água cristalina, belo paisagismo e até mesmo com sua própria Torre Eiffel. A réplica da famosa torre tem mais de cem metros de altura, o que equivale a aproximadamente um terço do tamanho da original em Paris.

As fotos presentes nesse post fazem parte de uma série chamada “Síndrome de Paris”, do fotógrafo parisiense François Prost, onde ele coloca imagens da capital francesa lado a lado com as construções semelhantes em Tianducheng. Alguns lugares foram copiados tão perfeitamente que são relativamente difíceis de distinguir dos originais. As imagens do lado esquerdo mostram os monumentos de Tianducheng, enquanto que as da direita mostram as construções localizadas em Paris.

conheca tianducheng uma replica de paris na china 1

Segundo Prost, apesar das semelhanças com Paris, as pessoas que moram em Tianducheng vivem lá do mesmo modo como qualquer outro lugar da China. Até mesmo as opções gastronômicas lembram o resto do país, com cantinas de rua e restaurantes que servem pratos típicos chineses. Por isso, é comum encontrar um restaurante com uma fachada que lembra os estabelecimentos comerciais da França, mas quando se abre o cardápio, percebe-se a predominância de pratos típicos da culinária oriental.

conheca tianducheng uma replica de paris na china 2

“Vários lugares na França atraem milhares de turistas por dia, isso nunca acaba! Principalmente considerando que na China os locais não são muito visitados ou são ocupados apenas por pessoas locais que passam em scooters elétricas ou a pé”, disse Prost. “As pessoas em Tianducheng não se importam com os monumentos. Apenas a Torre Eiffel atrai os moradores à noite, seja para praticar danças em grupo ou para passear, especialmente nas noites de sexta e sábado, quando a torre fica completamente iluminada.”

conheca tianducheng uma replica de paris na china 3

Alguns anos atrás, o projeto parecia que iria dar totalmente errado, pois os desenvolvedores não conseguiam encontrar compradores para as casas e prédios comerciais, o que poderia transformar Tianducheng em uma espécie de cidade fantasma. No entanto, percebe-se que recentemente a sua população aumentou para 30 mil habitantes e está em ascensão, o que pode promover um futuro mais promissor para a “falsa Paris”.

conheca tianducheng uma replica de paris na china 4

Interessante, não é mesmo? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário! 😀