Não é novidade para ninguém o fato de que as fabricantes de automóveis têm investido cada vez mais dinheiro em pesquisas que buscam criar mecanismos que possam fornecer uma maior segurança aos usuários de seus veículos. Airbags, protetores de impactos laterais e sistemas avançados de frenagem são alguns dos itens de segurança que mais costumam marcar presença nos automóveis atuais. Mas com tantas montadoras focadas nas questões de segurança, será que é possível apontar qual é o carro mais seguro do mundo?

A resposta é sim. O Volvo XC60 é o detentor desse título, de acordo com os mais recentes testes de colisão. Esse modelo conquistou cinco estrelas nas classificações do Euro NCAP (órgão responsável pelos testes de segurança dos veículos europeus) e quase atingiu 100% de desempenho em duas categorias. Na categoria “ocupantes adultos” o carro obteve 98% de desempenho, no quesito “assistência à segurança” obteve 95% e na categoria “ocupantes crianças” conseguiu 87%. Vale lembrar que apesar desse último quesito apresentar um desempenho menor do que os outros, essa porcentagem já é suficiente para fazer com que Volvo XC60 seja considerado o carro mais seguro para o transporte de crianças, já que nenhum outro veículo jamais atingiu essa marca.

Depois dos resultados obtidos nos testes, o Volvo XC60 foi muito elogiado pela proteção que fornece aos seus passageiros em um possíveis acidente frontais, laterais e traseiros. Isso acontece principalmente por causa da estrutura maciça que o carro apresenta, promovendo juntamente com os airbags um amortecimento de impactos de última geração. O sistema autônomo de frenagem em casos de emergência obteve pontuação máxima em testes realizados em baixas velocidades (típicas do trânsito urbano), sendo que todas as colisões foram evitadas através do uso dessa funcionalidade.

Segundo a Volvo, os esforços voltados para a melhoria dos sistemas de segurança dos seus carros têm como objetivo fazer com que até 2020 nenhuma pessoa que esteja em algum carro da fabricante sueca perca a sua vida ou fique gravemente ferida em caso de acidente. A montadora também espera testar em seus carros de passeio alguns mecanismos já utilizados nos caminhões Volvo, pois segundo a empresa, isso poderia aperfeiçoar ainda mais a resistência de seus veículos.

qual e o carro mais seguro do mundo 1

O Volvo XC60 está disponível para compra no Brasil, mas com um preço bem salgado. Esse utilitário-esportivo apresenta três versões, sendo que a mais barata conta com o preço inicial de R$ 239.950. A versão a diesel, a mais cara, tem o preço de tabela de R$ 289.950.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!