Dinheiro em papel é algo que aos poucos está sendo menos utilizado, isto porque praticamente todo estabelecimento comercial hoje possui máquina de cartão, recebendo assim diretamente o dinheiro na conta ao invés de ter que passar pelo transtorno de ir ao banco depositar. Porém, as cédulas de dinheiro foram uma grande inovação no mundo da economia e merecem respeito, por isso hoje vamos contar mais sobre sua origem.

Tudo começou durante a dinastia Tang (618 – 907), tendo sido inventado por volta de 800 d.C. Nesta época, o dinheiro de papel era popularmente conhecido como ‘dinheiro voador’ já que as folhas voavam com a brisa dos ventos, diferente das moedas. Ele foi inventado para facilitar o transporte de grandes quantias de dinheiro em moeda já que as mesmas eram pesadas. No início, houve certa resistência já que os materiais eram muito diferentes, porém não demorou até que os chineses utilizassem a invenção em papel como forma de troca.

Durante a dinastia S’ung (960-1279) o costume se disseminou cada vez mais, nesta época haviam cerca de dezesseis casas que faziam a emissão das notas. Nelas era possível ver imagens de casas, árvores e pessoas impressas em uma mistura de tinta vermelha e preta, também havia um selo da casa emissora e diversas marcas confidenciais para evitar a falsificação. Então, em 1020 foi criada uma grande quantia para comprar potenciais invasores do norte, isso acarretou na rápida depreciação do dinheiro em papel. Após, em 1023 todas essas notas fora retiradas, mantendo apenas àquelas que eram oficiais e impressas pelo governo.

quem criou dinheiro papel tricurioso 1

Durante este período cada nota era datada e tinha a validade de três anos, após o vencimento você poderia trocar diretamente no banco por novas, assim efetuando o pagamento de uma taxa de 3%. Mesmo assim, houve uma gigantesca emissão de notas de papel que acabou causando uma altíssima inflação, assim levando a China a não utilizar mais papel moeda em 1455, retornando seu uso apenas séculos depois.