Muitos pais no mundo provavelmente já se perguntaram pelo menos alguma vez na vida a seguinte questão: por que as crianças nunca ficam cansadas? Afinal, os pequenos gastam tanta energia diariamente que conseguem deixar muitos adultos com inveja de toda essa disposição, não é mesmo? Finalmente, a ciência parece ter encontrado uma resposta. De acordo com um novo estudo, a maioria das crianças apresenta uma taxa metabólica semelhante à de um atleta bem treinado, sendo que elas podem se recuperar da fadiga ainda mais rapidamente que esses profissionais.

Durante esse estudo, publicado pela organização Frontiers in Physiology, os pesquisadores compararam as taxas metabólicas e de fadiga de três grupos de participantes: meninos de 8 a 10 anos, adultos que não praticam atividade física e atletas de endurance, que são aqueles que competem em competições como maratonas e ciclismo. Os pesquisadores relacionaram a produção de energia e as taxas de recuperação após exercícios realizados por cada grupo, monitorando as frequências cardíacas, os níveis de oxigênio e os níveis de desenvolvimento muscular para verificar a rapidez com que os participantes conseguiam se recuperar das atividades. Por incrível que pareça, as crianças conseguiram superar os adultos em todos os testes.

por que as criancas tem tanta energia 1

Passo a passo, os pesquisadores descobriram que as crianças recuperavam a energia de uma maneira mais eficiente porque o corpo infantil precisa recuperar a força rapidamente para compensar as suas limitações físicas em comparação com o corpo dos adultos. Essas limitações fazem com que as crianças utilizem movimentos menos eficientes para completar cada tarefa, mas elas superaram esses obstáculos ao apresentar músculos aparentemente resistentes à fadiga, que lhes permitiram se recuperar rapidamente de exercícios de alta intensidade. Ou seja, a rápida recuperação de energia das crianças tem uma relação com a resistência de seus músculos à fadiga.

De fato, esses resultados não são surpresa para qualquer pai que já tenha quase desmaiado no sofá depois de tentar acompanhar o ritmo de suas crianças no playground. Só que agora eles têm a ciência a seu favor para comprovar que uma simples brincadeira com crianças no parque pode se tornar uma atividade surpreendentemente esgotante.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário! 😀