Quando pequena, era viciada no filme do Tigrão e uma das cenas que mais agonizava meu coração era aquela em que o querido personagem grita e acaba provocando uma feroz avalanche que poe em risco a vida de toda a turma do Ursinho Pooh. Mas será que gritos podem provocar avalanches? É o que iremos descobrir!

Segundo especialistas no assunto, é possível sim que um grito consiga causar o desmoronamento de gelo. Isto porque a vibração das ondas sonoras do grito podem atingir a neve, assim provocando a catástrofe. Porém, a chance disso acontecer é minima já que as avalanches acontecem quando uma camada de neve acaba se soltando e se separa do restante da base gelada. Isso ocorre em função de uma turbulência mecânica geralmente causada por queda de uma árvore ou passada de animal no lugar. Para que um grito cause uma avalanche, e preciso que esta camada citada de neve esteja bastante instável, infelizmente não existem provas de que este sistema realmente funcione.

gritos podem causar avalanches tricurioso 1

Ou seja, teoricamente é possível sim que um grito cause uma avalanche, porém na prática as coisas ocorrem de forma diferente e por isso se torna mais difícil comprovar o feito. Compreendeu, meu amigo?

Você sabia disso? Comente!