Há alguns dias escrevi sobre a pílula (ou pírula) do dia seguinte e percebi que em toda a minha vida eu jamais soube se o correto é pílula ou pírula. Então, questionei o Edu que também não soube responder a esta pergunta, logo pensei que talvez você também tenha esta dúvida e por isso resolvi pesquisar e sana-la. Vamos lá?

Apesar de muitos dizerem e até mesmo escreverem pírula com a letra R, o correto é PÍLULA com L. Segundo o dicionário Aurélio, pílula consiste em um medicamento em formato de círculo; substância medicamentosa compacta com cor, tamanho e formato variados; sinônimo de contraceptivo oral.

pirula ou pilula tricurioso 1

Porém, vale ressaltar que o uso da palavra pírula pode ser aceito caso você esteja em um meio mais informal onde cabe utilizar a norma coloquial, assim colocando a palavra lado-a-lado com gírias e regionalismos. Ou seja, você pode tranquilamente utilizar a palavra pírula dentre seu grupo de amigos ou até mesmo escreve-la em chats online sem estar errado, porém quando for redigir um artigo, escrever uma matéria ou até mesmo seus trabalhos de escola/faculdade, esta versão da palavra não é aceita. Logo, você precisa se render a grafia correta da palavra e se isolar do erro ate então cometido.

Você sabia disso? Comente!