Faltando menos de duas semanas para as eleições de 2018, muitos brasileiros ainda não sabem o que cada cargo pode fazer dentro do mundo político e por isso, nós do TriCurioso nos comprometemos a informar o que cada cargo deve e pode fazer. Até momento explicamos os deveres de um deputado, de um senador e também do Presidente e para dar continuidade a esse quadro, hoje iremos falar do vice-presidente, que muitos nem se quer procuram saber quem é.

Caso você não saiba, o vice-presidente é eleito junto com o Presidente, sendo que ambos tomam posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro. Vale lembrar que é ele que substitui o Presidente da República em casos onde o mesmo não pode governar, como: em época que ele viaja, doença, óbito ou impeachment. Uma curiosidade bem interessante é que oito vice-presidentes já assumiram o cargo principal devido a ocorridos com o Presidente da República. Lembrando que suas funções são as mesmas do Presidente caso tome posse do cargo principal.

o que faz um vice presidente

(João Goulart, um dos vices que se tornaram Presidentes)

Assim como nos outros cargos políticos, para ser vice-presidente a pessoa deve atender alguns requisitos mínimos como: brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos de idade, ser filiado a um partido político e estar no pleno exercício dos seus direitos políticos. Vale lembrar que o seu mandato é o mesmo do Presidente, ou seja, 4 anos, sendo que sua residência durante esse período é o  Palácio do Jaburu. Quanto ganha um vice-presidente? Bom, a respeito do salário, uma pessoa que atua como vice ganha por mês cerca de R$ 30.652 sem falar dos benefícios que ele, como os outros eleitos, também ganha.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de ir votar!