Falta mais ou menos um mês para as eleições e nós do TriCurioso estamos fazendo um quadro onde explicamos o que cada cargo da política faz e qual deve ser a função do candidato que será eleito esse ano. Já falamos aqui sobre as obrigações dos deputados e também dos senadores e hoje decidimos falar um pouco do que um Presidente da República deve fazer. Espero que gostem!

Bom, caso você não saiba, o Presidente é a principal autoridade do Poder Executivo cabendo a ele as tarefas de chefe de Estado e de governo. Vale lembrar que é ele que também comanda as Forças Armadas, podendo até declarar Guerra em casos extremos. Para ser Presidente da República é exigido uma série de capacidades e conhecimentos bastante específicos sobre a política, economia, diplomacia e até mesmo administração estratégica de todo um país, no nosso caso o Brasil, afinal é ele que vai tomar conta de todo o território nacional.

Para uma pessoa se candidatar a presidência ela tem que atender a alguns requisitos mínimos como: ser brasileiro, ter a idade mínima de 35 anos, ter o pleno exercício de seus direitos políticos, ser eleitor e ter domicílio eleitoral no Brasil e ser filiado a uma agremiação ou partido político.

o que faz um presidente 3

(Getúlio Vargas)

 

Como funciona a votação? Bom, é bem simples. Aquele candidato que receber mais votos ganha, lembrando que a votação pode ir para um segundo turno onde os dois candidatos mais votados no 1ª turno irão disputar o cargo. No segundo turno a votação funciona do mesmo jeito: Ganha aquele que receber mais votos. O candidato vencedor terá um mandato de 4 anos e poderá se reeleger na próxima eleição. Quanto que um Presidente ganha? Bom, respondendo sobre o salário, o Presidente da República ganha cerca de R$ 30.934,70 por mês, sem falar de outros benefícios que ele pode receber como o direito de ocupar até duas moradias oficiais em Brasília, sendo elas: o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto.

Como dito anteriormente, cabe ao presidente as tarefas de ser tanto chefe de Estado quanto de Governo e é disso que iremos falar agora. Como chefe de Estado, o presidente é o representante máximo do país perante o mundo, ou seja, é ele quem recebe autoridades estrangeiras e também é de sua responsabilidade representar a diplomacia do país no exterior. Já como chefe de Governo, o presidente é responsável por ações e decisões do cotidiano da política brasileira, é dever dele gerir a administração federal, criar políticas públicas e programas governamentais, sugerir leis, dentre outras várias atividades. Vale lembrar que além disso, o Presidente também pode executar políticas públicas, escolher ministros, sugerir, vetar ou sancionar projetos de lei aprovados pelo Legislativo.

o que faz um presidente 4

 

É também dever do Presidente aplicar as leis do país, principalmente aquelas que pertencem à Constituição Federal. Porém, cabe a ele também propor leis para sere aplicadas no país, por exemplo: ele pode enviar ao Congresso Nacional projetos de lei que tenham a ver com as suas atribuições, como a criação de uma universidades federal, de cargos e funções na administração federal. Sem falar que todas as leis que são aprovados pelo congresso chegam até o Presidente para que assim ele chegue a uma decisão de aprovar ou vetar tal lei.

Para quem não sabe, é o Presidente que conduz a economia do país, ou seja, é ele que implementa a politica fiscal, que é o meio que se arrecada e se aplica o dinheiro público. Para isso, ele deve primeiro enviar todo ano o projeto de lei orçamentária e o plano plurianual para aprovação do Congresso, onde deve estar explicado como esse dinheiro vai ser arrecadado e como vai  ele vai ser aplicado no ano seguinte. É bom termos uma bom conhecimento dessa parte econômica, já que ela é muito importante para o funcionamento do país.

Mas e aí, ficou mais claro o que um presidente faz? Comente logo abaixo 😀