Os paleontólogos descobrem diversos fósseis de milhares de anos atrás, a cada ano. Mas vocês já pararam para se perguntar, qual é o fóssil animal mais antigo do mundo inteiro? Nessa matéria, falaremos disso. Ansiosos? “bora” para a leitura! 😀

Por incrível que pareça, o fóssil animal mais antigo no mundo é os restos de uma Esponja! Ela possui cerca de 650 milhões de anos! impressionante, não é mesmo? Esse fóssil foi descoberto no sul da Austrália e possui cerca de 70 milhões de anos a mais, em relação ao anterior fóssil mais antigo já descoberto. Estas esponjas aquáticas com aproximadamente 1 cm de altura, viviam em rochas formadas por micro-organismos a aproximadamente 20 metros de profundidade.

A ideia do fóssil ser uma esponja, vem exclusivamente baseada em seu tamanho, que não condiz com o de nenhum outro animal, tendo algumas perfurações, semelhantes as esponjas atuais. Vale lembrar que essas perfurações eram responsáveis pela circulação da água e alimentação do animal.

fossel antigo 1

Essa descoberta avançou muito os estudos de diversos paleontólogos, afinal, prova que a vida animal se iniciou a milhões de anos atrás, mais especificamente, 70 milhões a mais do que se imaginavam com o fóssil anterior. Estas esponjas teriam sobrevivido aos períodos congelados justamente por terem  residido próximo de áreas vulcânicas.

O que você achou da matéria? interessante né? Afinal, atualmente as pessoas morrem na faixa de 90 anos (quando é por problemas relacionados a idade), saber que existiu vida em nosso mundo há 600 milhões de anos é surpreendente! Você já parou para pensar que deve ter existido vidas muito mais antigas do que esse fóssil da esponja? Caso tenham dicas de outros assuntos que acham interessante, deixem nos comentários! Agradeço pela leitura!

Gostaram da matéria? Deixem seu comentário abaixo! Aproveite e leia mais curiosidades como essa aqui no TriCurioso todos os dias.