O planejamento de ruas aqui no Brasil é um problema sério. Não é difícil encontrar por aí várias vias que por diversos motivos acabam virando um verdadeiro desafio de locomoção, tanto para motoristas quanto para pedestres. Mas até mesmo os países considerados de primeiro mundo possuem algumas ruas que foram tão mal desenvolvidas que se transformaram em algo muito bizarro. Pensando nisso, resolvi trazer aqui para o TriCurioso uma das ruas mais peculiares do mundo: a Baldwin Street.

Localizada na cidade de Dunedin, na Nova Zelândia, a Baldwin Street ganhou popularidade ao ser reconhecida pelo Guinnes Book como a rua mais íngreme do mundo. Esta rua de 350 metros de comprimento começa com um declive moderado e depois sobe abruptamente até alcançar uma inclinação máxima de 19 graus, o que equivale a uma escala de 1:2,86. Em outras palavras, isso significa que a rua sobe 1 metro para cada 2,86 metros viajados horizontalmente. Para se ter uma ideia, essa rua é tão íngreme que obrigou a prefeitura da cidade a pavimentá-la com uma grossa camada de concreto ao invés de asfalto, pois o piche da pavimentação asfáltica poderia escorrer durantes os dias quentes do verão.

conheca baldwin street a rua mais inclinada do mundo 1

A inclinação incomum da Baldwin Street não foi algo intencional, mas sim, o resultado de um mau planejamento por parte das pessoas responsáveis. Os engenheiros que fizeram todo o planejamento da rua eram residentes de Londres e por isso não tinham experiência com a topografia real da cidade. Eles resolveram planejar as ruas em um padrão de construção em grades, semelhante ao utilizado na capital da Inglaterra, mas sem considerar a grande variação de relevo da cidade neozelandesa. Isso resultou na construção de várias ruas que ficaram localizadas em colinas extremamente íngremes.

conheca baldwin street a rua mais inclinada do mundo 2

Em vez de voltar para a prancheta de desenho, ou pelo menos, desenvolver curvas que pudessem diminuir o declive, as estradas foram simplesmente construídas sem muitos cuidados. De fato, algumas das ruas que os engenheiros planejaram seriam ainda mais íngremes, o que impossibilitou totalmente a construção delas.

conheca baldwin street a rua mais inclinada do mundo 3

Hoje, os moradores de Dunedin se orgulham da reputação pra lá de bizarra que a Baldwin Street ostenta. Durante os verões são organizados vários eventos e corridas de caridade na rua. Algumas competições envolvem subir correndo da base até o topo e tentar voltar no menor tempo possível. O tempo recorde é de 1 minuto e 56 segundos, sendo registrado no ano de 2008.

Uma rua muito curiosa, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀