Se você tem ou já teve um gato de estimação, já deve ter percebido que esses animais adoram caixas de papelão, sejam elas grandes ou pequenas. Até mesmo objetos que se parecem com caixas, como gavetas e cestas de lavanderia são muitas vezes usados como esconderijo pelos gatos. Mas o que existe de tão especial nas caixas que fazem com que os nossos amigos felinos sintam uma grande atração por elas?

Entender a mente felina não é algo muito simples. Ainda assim, existe uma quantidade considerável de pesquisas comportamentais sobre gatos que podem nos fornecer informações preciosas sobre o comportamento desses animais. Esses estudos, muitos deles realizados há mais de 50 anos, deixam algo bem claro: os gatos são instintivamente atraídos por caixas porque elas fazem com que eles se sintam seguros.

Isso faz muito sentido quando consideramos que a primeira reação de quase todos os gatos durante uma situação estressante é de fugir e procurar algum lugar seguro. Esconder é uma estratégia comportamental da espécie para lidar com mudanças ambientais estressantes. Além disso, as caixas servem como um ótimo lugar para perseguir presas, já que o animalzinho fica praticamente invisível lá dentro. Outras ações como escalar e saltar sobre caixas é algo que faz parte do comportamento natural de um gato, portanto, fornecer caixas vazias para os bichanos pode ser maneira barata e eficaz de enriquecer o ambiente de seu animal de estimação.

por que os gatos adoram caixas 1

Colocar alguns brinquedos lá dentro ou cortar alguns buracos nas laterais para que ele possa se espreguiçar e esticar as patas também pode ser uma boa maneira de divertir o seu animal, deixando-o bem menos estressado. Por incrível que pareça, as caixas também podem ser lugares seguros e aconchegantes para os felinos dormirem. Os gatos dormem em média 15 horas por dia, por isso faz muito sentido a sua procura por locais onde se sintam a salvo de possíveis ataques.

Experimente também colocar um cobertor em uma caixa com o tamanho certo e ele provavelmente se tornará um dos lugares favoritos para uma boa soneca. O espaço confinado proporciona uma sensação de segurança e os lados da caixa ajudam a manter o calor do corpo do animal. O seu gato agradece!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente…