Provavelmente você já deve ter tido a estranha sensação de estar sendo observado por alguém, ainda que você não estivesse olhando diretamente para essa pessoa. Essa questão sempre intrigou muitas pessoas ao redor do mundo, o que levou cientistas a abordar esse tema de uma forma mais profunda nos últimos anos. Graças aos avanços científicos, os pesquisadores do Centro de Visão da Universidade de Sydney, na Austrália, conseguiram finalmente reunir algumas informações muito interessantes a respeito desse tema.

Eles sugerem que, na verdade, essa sensação é uma forma que seu cérebro encontra de alertá-lo sobre possíveis ameaças. Esse conceito pode parecer um pouco confuso, mas na realidade ele faz muito sentido quando você leva em conta os aspectos do nosso instinto de sobrevivência. Muitos mamíferos conseguem perceber quando um outro animal está olhando para eles, mas esse “sistema de detecção de olhares” presente nos seres humano é particularmente muito bom em fazer isso à distância.

Esse sistema se torna especialmente aguçado quando alguém está olhando diretamente para você, sendo as células presentes nos olhos as responsáveis por “disparar” essa reação quando isso acontece. Os olhos dos seres humanos são diferentes dos de outros animais e isso pode ser facilmente notado através da área branca do globo ocular, conhecida como esclera. Cientistas acreditam que essa característica desempenha um papel muito importante na percepção de indivíduos ao redor.

por que podemos sentir quando alguem esta nos olhando 1

Outras espécies têm uma esclera menos visível, o que é vantajoso para predadores que não querem que suas presas saibam onde eles estão. No entanto, a sobrevivência humana é mais dependente da comunicação, por isso acredita-se que evoluímos para ter uma esclera branca maior, que por sua vez nos ajuda a fazer um melhor contato visual. No entanto, mesmo quando as posições da cabeça e do corpo não fornecem muita informação, podemos detectar facilmente o olhar de uma outra pessoa através da nossa visão periférica.

Ou seja, nós evoluímos e nos tornamos sensíveis ao olhar dos outros por uma simples questão de sobrevivência, afinal toda pessoa que cruza o nosso caminho se torna automaticamente uma ameaça em potencial. Por isso, em situações onde não conseguimos identificar de onde uma pessoa está olhando, o nosso cérebro se encarrega de nos informar se estamos sendo vigiados ou não.

Interessante, não é mesmo? Comente!