Se você tem um cachorro de estimação, já deve ter notado que o seu cãozinho pode inclinar a cabeça para o lado como um estímulo a alguma pergunta que está sendo feita diretamente a ele. Esse movimento parece indicar que ele está dizendo um simples “estou ouvindo”, mas o que será que realmente acontece dentro da cabeça dos cachorros que faz com que eles se inclinem em resposta a um som? Aqui estão algumas possíveis explicações.

Os cachorros têm alguns protetores auriculares móveis que os ajudam a localizar a origem de um som, mas essa não é a única maneira de identificar um ruído usada por esses animais. Eles também têm a capacidade cerebral para calcular as diferenças de tempo do som que chega a cada ouvido. Uma ligeira mudança na posição da cabeça de um cão fornece informações adicionais que ele pode usar para avaliar a distância de um determinado barulho. Ou seja, inclinar a cabeça pode ajudá-lo a localizar com mais precisão tanto a localização quanto a distância de um som.

Pesquisadores acreditam que quando um cachorro escuta sua voz, ele automaticamente tenta identificar palavras que parecem ser familiares ou até mesmo tons que ele usa para associar a uma recompensa, como ser levado para passear no parque ou simplesmente receber uma guloseima. Outro fato interessante é que os músculos do ouvido médio de um cão são controlados por uma parte do cérebro que também é responsável pelas expressões faciais e movimentos da cabeça. Então quando o seu animal de estimação inclina a cabeça, ele está na verdade tentando entender o que você está dizendo.

por que os caes inclinam a cabeca quando falamos com eles 1

Para compreender as informações que passamos para eles, os cachorros não usam apenas as nossas palavras, mas também expressões faciais, linguagem corporal e até mesmo a movimentação dos olhos. Por causa disso, é muito importante que eles vejam nossos rostos para obter um melhor entendimento.

Vale lembrar que os cães com focinhos mais compridos geralmente têm uma dificuldade maior em ver o rosto inteiro de uma pessoa, por isso esses tipos de cães costumam inclinar a cabeça de uma forma mais acentuada que os outros, mas sempre com o mesmo objetivo de estabelecer uma melhor combinação com o seu dono.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!