Caso você não sabia, o TriCurioso é gaúcho e no momento que vos escrevo, estou tomando um gostoso chimarrão. Porém, você sabe o que é isso?

O chimarrão, também conhecido como mate, é uma bebida comum na região sul da América do Sul, sendo este um legado das culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. O mesmo é composto pela cuia, bomba, erva-mate moída e água aquecida a 70ºC. A palavra chimarrão deriva do termo cartelhano rioplatense cimarrón e pode, além de se referir a bebida feita de erva-mate, ser nome de qualquer outra bebida preparada sem açúcar.

O primeiro povo que a história considera como pioneiros no uso da erva-mate são os índios guaranis que viviam na região onde ficam as bacias do rios Paraná, Paraguai e Uruguai, nesta época aquele território era dominado por espanhóis. Além deles, os índios caingangues também utilizavam a erva-mate, estes viviam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Misiones. Da metade do século XVI até 1632 a extração de erva-mate era a principal atividade econômica da Província Del Guayrá, que mais tarde se tornou o Paraná, foi lá que foram fundadas três cidades espanholas e quinze reduções jesuíticas.

o que e chimarrao tricurioso

Agora uma curiosidade bizarra: Você sabia que o chimarrão foi proibido no sul do Brasil durante o século XVI? Isso porque o mesmo era considerado erva do diabo pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. Porém, já no século XVII a atitude mudou e a bebida voltou ao gosto popular já que afastava a população do consumo de bebidas alcoólicas.

Três chimarrões depois, termino esta matéria e vou correndo ao banheiro, quem toma sabe das propriedades diuréticas desta bebida… kkkk. E você, gosta de chimarrão? Comente!