Não é novidade para ninguém o fato de que o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo. Criado em 2009 Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, ele se tornou tão presente na vida das pessoas que já foi capaz de render muitas histórias e fatos curiosos durante seu período de existência. Pensando nisso, resolvi trazer aqui para o TriCurioso 14 curiosidades interessantes sobre esse “queridinho” dos brasileiros.

1. O nome “WhatsApp” foi sugerido por Jan Koum e vem da gíria em inglês “What’s up?” que significa algo como “e aí?” ou “o que tá rolando?”. Obviamente, percebe-se que os desenvolvedores do aplicativo se aproveitaram da pronúncia semelhante de “up” e “app” na língua inglesa.

2. O próprio Jan Koum chegou a disputar uma vaga no Facebook em 2008, mas acabou não sendo aprovado na seleção.

3. Em fevereiro de 2014, Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) convenceu Jam Koum a vender o WhatsApp por cerca de 19 bilhões de dólares.

4. Apesar de toda a sua popularidade, o WhatsApp gera um prejuízo enorme para o Facebook. Nos primeiros meses após a sua compra, a empresa de Zuckerberg perdeu aproximadamente 232 milhões de dólares com o aplicativo.

curiosidades incriveis sobre o whatsapp 1

5. Isso tem relação com o fato de que o aplicativo não tem uma forma exata de fazer dinheiro, já que não usa anúncios e se limita a cobrar apenas por serviços direcionados a algumas empresas. Essa questão tem gerado muita controvérsia, já que muitas pessoas especulam que a real finalidade da rede social seja a obtenção de informações pessoais dos usuários.

6. Por sua vez, os próprios desenvolvedores afirmam que o WhatsApp não armazena conversas, imagens, áudios e vídeos em seus servidores de forma definitiva. Por isso é necessário fazer o backup de seus dados do WhatsApp em serviços de armazenamento na nuvem, como o ​​Google Drive ou iCloud.

7. Dados revelados no ano passado indicam que o WhatsApp ganha mais de 1 milhão de novos usuários todos os dias.

8. O país com o maior número de usuários é a Índia. O Brasil vem logo atrás em segundo, seguido pelo México na terceira posição.

9. Aproximadamente 42 bilhões de mensagens são enviadas diariamente com o uso do aplicativo.

10. Mais de 700 milhões de imagens são compartilhadas no WhatsApp todo santo dia.

11. Pesquisas sugerem que os usuários do WhatsApp verificam o aplicativo em média 23 vezes por dia, simplesmente para checar se receberam novas mensagens ou se há alguma outra novidade por lá.

curiosidades incriveis sobre o whatsapp 2

12. Acredita-se que WhatsApp seja responsável por quase 30% de todas as selfies que são tiradas e compartilhadas na Internet.

13. Estimativas sugerem que cerca de 80% dos smartphones no Brasil têm esse aplicativo instalado.

14. Por causa de sua grande popularidade, muita gente acredita que o WhatsApp possui centenas de desenvolvedores trabalhando nos bastidores. Mas a verdade é que a empresa emprega apenas cerca de 50 pessoas, o que em termos estatísticos significaria que um único um desenvolvedor seria responsável por cerca de 23 milhões de usuários do app.

E você, curte usar esse aplicativo? Comente! 😀