Nos dias atuais muito se fala em fisioterapia, que apesar de ser algo bem popular e comum entre a sociedade, tem o seu verdadeiro significado ainda desconhecido por boa parte da população. Que tal conhecer um pouco mais sobre os objetivos e benefícios da fisioterapia?

A fisioterapia pode ser definida como um método de tratamento que se concentra na ciência do movimento e que ajuda as pessoas a restaurar, manter e maximizar sua força física. A fisioterapia pode envolver várias abordagens diferentes de tratamento e prevenção, dependendo dos problemas específicos que o paciente enfrenta. Por isso, a primeira consulta com um fisioterapeuta geralmente tem o objetivo de avaliar a situação dos membros afetados para ajudar a determinar o melhor tratamento para a pessoa.

Um dos principais aspectos da fisioterapia gira em torno da abordagem do corpo como um todo, ao invés de apenas se concentrar nos fatores individuais de uma lesão. Portanto, os conselhos dados pelos especialistas sobre formas de melhorar o bem-estar como fazer exercícios regulares e manter um peso saudável é uma parte muito importante em qualquer tratamento desse tipo. Um fisioterapeuta também pode dar conselhos específicos para o paciente, os quais ele pode aplicar às atividades diárias para reduzir o risco de dores ou até mesmo de piorar a lesão. Por exemplo, uma pessoa que sofre com dores nas costas pode receber dicas sobre boa postura, técnicas corretas de agachamento, orientações sobre a locomoção e alongamentos.

o que e fisioterapia 1

Os fisioterapeutas geralmente recomendam uma variedade de exercícios para ajudar a melhorar a mobilidade dos membros afetados, de acordo com a necessidade dos pacientes. Algumas das principais técnicas usadas são:

  • Exercícios baseados na repetição, onde os pacientes geralmente precisam repetir movimentos regularmente por um período de tempo pré-definido. Essa técnica é bastante indicada para melhorar o movimento e a força em uma parte específica do corpo.
  • Atividades que envolvem a movimentação de todo o corpo, como caminhar ou nadar. Esse tipo de exercício pode ajudar os pacientes que estão se recuperando de uma operação ou de alguma lesão que afeta a sua mobilidade.
  • Exercícios realizados em águas quentes (hidroterapia), já que a água pode ajudar a relaxar músculos e articulações, proporcionando uma resistência necessária para o seu fortalecimento gradual.
  • Inclusão de mecanismos que auxiliam a mobilidade, como muletas ou bengalas.

Vale lembrar que ainda existem outras técnicas menos populares usadas por alguns fisioterapeutas que também podem ajudar a aliviar a dor e promover a cura, como a acupuntura, estimulação elétrica nervosa na região afetada e até mesmo o uso de ondas sonoras de alta frequência.

o que e fisioterapia 2

Se você está enfrentando problemas de locomoção ou apenas busca otimizar sua saúde, não deixe de procurar um fisioterapeuta profissional. Ele com certeza saberá dizer qual é a melhor técnica indicada para o seu caso.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!