Hoje com certeza uma das coisas que você mais faz é usar o WhatsApp para conversar com amigos, família e até mesmo seu namorado (a), porém, o que muitos não sabem é que seus criadores passaram por muitas dificuldades antes de se tornarem bilionários. Hoje iremos conhecer um pouquinho da história dos criadores do WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados atualmente no mundo todo. Espero que gostem 😀

Jan Koum nasceu em 24 de fevereiro de 1976 em um vilarejo próximo a Kiev, a capital da Ucrânia, e foi para os Estados Unidos aos 16 anos junto de sua mãe. Diferente de outros criadores como Bill Gates e Mark Zuckerberg, Koum veio de uma família pobre e passou por muitas dificuldades durante sua infância e adolescência, chegando a trabalhar para poder ajudar a família do jeito que podia ainda criança. Quando se mudou para os Estados Unidos, sua família entrou para o programa de assistência social para imigrantes e o garoto tinha que ir toda semana até o posto social de Mountain View para poder pegar um vale-alimentação que ajudava a pagar as contas de casa. Vale lembrar que o apartamento em que morava tinha sido cedido pelo governo norte-americano.

jan koun criador do whats

 

Como disse anteriormente, Koum começou a trabalhar desde cedo para poder ajudar sua família, um dos empregos que o garoto conseguiu foi de faxineiro em um supermercado enquanto sua mãe trabalhava como babá para sustentar a família. Alguns anos se passaram e o garoto acabou conseguindo entrar para a Universidade de San Jose, entretanto, não conclui o curso e no início dos anos 2000 começou a trabalhar no Yahoo!, lá Koum conheceu Brian Acton, amigo com quem criou o aplicativo. Vale lembrar que ainda na adolescência, Koum aprendeu a lidar com a Internet e em seu tempo livre gostava de ficar fazendo testes de segurança na empresa Ernst & Young.

No ano de 2007, tanto Koum quanto Brian acabaram saindo do Yahoo!, Acton até tentou arrumar algum emprego em outras empresas do Vale do Silício, incluindo o Twitter e o Facebook, porém não teve sucesso. Ele chegou até a desabafar sobre as rejeições na sua própria conta do Twitter. Confira:

criador do whats

No primeiro Tweet Acton diz: “Foi negado pelo Twitter HQ. Isso está ok. Teria sido um longo trajeto.” Já no segundo, Acton desabafa sobre ter sido rejeitado no Facebook: “Facebook me recusou. Foi uma ótima oportunidade para se conectar com algumas pessoas fantásticas. Ansioso para a próxima aventura da vida.” Pois é, quem diria que a próxima aventura de Acton era criar o WhatsApp ao lado de seu amigo?

Foi aí que Koum e Acton começaram a trabalhar na criação do WhatAapp ainda em 2009 e o que muitos não sabem é que inicialmente o aplicativo só tinha versão para iPhone, porém com o sucesso eles acabaram lançando para o Android. Em 2013, a empresa gerou cerca de 48 milhões de dólares, com apenas 55 funcionários e em 2014 acabou sendo comprada pelo Facebook por um valor de 16 bilhões de dólares… Brian Acton pode fazer um tweet dizendo que o jogo virou, não é mesmo? Esses dois amigos são a prova viva que o mundo dá voltas e que tudo pode se tornar realidade.

O que achou? Comente logo abaixo 😀