Se você deseja comprar um ar condicionado e tem pesquisado bastante sobre o assunto, certamente já foi apresentado ao ar condicionado inverter, aquele vendido como mais econômico que os convencionais. Agora, será que isso é verdade?

Para entendermos isso, precisamos primeiro compreender como funciona um ar condicionado. Para promover a temperatura desejada, o aparelho precisa estabelecer uma diferença de pressão no gás responsável pela refrigeração entre a parte externa e interna. Ao ligar o ar condicionado split para gelar, o mesmo precisa elevar a pressão da parte externa para assim rejeitar o calor de fora do cômodo, já a pressão da parte interna precisa diminuir para, assim, absorver o calor do ambiente e manda-lo embora.

ar condicionado inverter economiza energia tricurioso

Se você possuir um ar condicionado convencional, verá que essa diferença de pressão precisa ser realizada cada vez que o compressor liga/desliga, assim desperdiçando energia ao realizar o processo inúmeras vezes. Mas e o ar condicionado inverter? Este possui a capacidade de variar a velocidade do compressor, isso faz com que a diferença de pressão entre a parte externa e interna seja mantida. Ou seja, não é necessário ficar ligando, desligando e restabelecendo a pressão anterior, logo, você economiza energia. Para ter ideia, dependendo das condições de instalação, clima e escolha de temperatura do usuário, o ar condicionado inverter pode economizar até mesmo 40% de energia em um ano.

Interessante, não acha? Comente!