O kiwi é uma fruta muito apreciada pelo pessoal daqui de casa, mas escolher um kiwi devidamente maduro não é uma tarefa para qualquer um. Mas ainda assim, existem alguns macetes incríveis que são muito eficazes na hora de comprar essa fruta no mercado. Confira 5 dicas que vão te tornar um verdadeiro especialista na escolha de kiwis!

1. Observe a pele do kiwi

como sei que o kiwi esta maduro 3

 

Quando for ao mercado comprar essa fruta, procure por aquela que tem uma pele totalmente castanha. Um kiwi maduro terá a pele com essa tonalidade, incluindo os pequenos pelos na superfície e a pele que fica por baixo. Pequenos detalhes verdes em sua superfície são um forte indicativo de que a fruta ainda não está madura.

2. Procure aqueles mais “gordinhos”

como sei que o kiwi esta maduro 2

O processo de amadurecimento do kiwi faz com que ele adote um formato mais “gordo” e redondo”. Caso a sua superfície esteja dura e firme, em vez de “rechonchuda”, muito provavelmente essa fruta ainda não está madura. Também é importante destacar que uma superfície enrugada pode indicar que a fruta está madura demais, por isso ela começa a murchar.

3. Cheire

como sei que o kiwi esta maduro 1

Não tenha vergonha de usar as habilidades do seu olfato! Aproxime o nariz do local onde a fruta estava anexada à árvore e cheire tentando encontrar um aroma levemente suave. Um kiwi maduro tem esse cheiro característico, enquanto que o verde não possui cheiro algum.

 

4. Procure aqueles que têm uma superfície intacta e sem danos

como sei que o kiwi esta maduro 4

Na hora de avaliar se um kiwi está maduro, é melhor escolher apenas aqueles que têm uma superfície intocada. Isso é importante pois um fruto danificado pode te levar a acreditar que que ele esteja maduro, quando na verdade não está.

5. Aperte-o suavemente

como sei que o kiwi esta maduro 5

Pressione a fruta com o polegar e observe se ela tem uma textura suave, mas firme ao mesmo tempo. Se você espremer o kiwi e ele estiver muito duro, isso é definitivamente um sinal de que ele não está ideal para consumo. Se você sentir que ele está muito macio ou mole, é um indicativo de que ele está maduro demais.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!