Aqui no TriCurioso, como trabalhamos com escrita, muitas vezes somos pegos em verdadeiras armadilhas da língua portuguesa e a mais recente foi justamente a que intitula esta matéria: Abdômen, abdôme ou abdome: Qual a forma correta?

Pois bem, exclarecer tal dúvida chega a dar um alívio no coração. Existem duas formas corretas de se escrever esta palavra: abdome e abdômen. Já a palavra abdôme está errada, totalmente. O estranhamento relacionado a esta palavra vem do fato de que quando se trata do idioma falado, é muito mais comum ouvir ‘abdômen’ do que ‘abdome’, então logo pensamos que a mesma só pode estar errada. Caso você tenha ficado um pouco confuso, a famigerada palavra se refere a parte inferior do tronco que fica entre o tórax e a pelve.

Abdômen

A origem de abdome ou abdômen deriva do latim abdomen. Uma curiosidade interessante é que o plural de abdome é abdomes enquanto o plural de abdômen pode ser abdômenes (considerada uma denominação erudita) ou o popular abdomens. O acento ocorre em abdômen e não em abdome devido a regra da língua portuguesa onde paroxítonas em geral não são acentuadas, a não ser que terminem com as letras r, l, n, x ã, um, uns e outros.

Está aliviado também? Comente!