As eleições estão chegando e pensando nisso, nós da equipe TriCurioso decidimos dar uma ajudinha na hora de escolher seu candidato, por isso durante esta semana faremos a ficha técnica dos cinco candidatos com maior intenção de votos segundo pesquisa Ibope realizada dia 1º de Outubro de 2018, às 21hs, e divulgada no site G1 de notícias. Espero que vocês gostem e que isso ajude você!

Candidato à presidência da República nas eleições deste ano, Jair Messias Bolsonaro concorre pelo Partido Social Liberal (PSL, número 17). Vamos conferir algumas informações técnicas sobre sua trajetória.

Biografia básica

ficha tecnica eleicoes 2018 jair bolsonaro tricurioso03

Jair Bolsonaro é capitão reformado do Exército Brasileiro, nascido em 21 de Março de 1955 (63 anos), na cidade de Glicério (Região de AraçatubaSP), porém foi registrado em Campinas, São Paulo. Está em seu sétimo mandato como deputado federal na Câmara, totalizando quase 30 anos de exercício político. De postura conservadora, Bolsonaro se considera parte da Extrema-Direita brasileira e defende uma economia liberal, além de endossar o apoio ao militarismo. Começou sua campanha para a presidência antes mesmo do ano de 2018, percorrendo várias cidades de diferentes estados do país e conversando com a população.

Formação Acadêmica

  • Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais
  • Academia Militar das Agulhas Negras
  • Escola de Educação Física do Exército
  • Brigada de Infantaria Paraquedista

Alianças Partidárias

Dentre os partidos que Bolsonaro já apoiou temos o Partido Progressistas (PP), Partido Progressista Brasileiro (PPB), Partido Progressista Reformador (PPR), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido da Democracia Cristã (PDC). Hoje, no Partido Social Liberal, está na coligação “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos“.

ficha tecnica eleicoes 2018 jair bolsonaro tricurioso02

Seu candidato a Vice-Presidente é o General Mourão (Antonio Hamilton Martins Mourão), do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Nascido em 15 de Agosto de 1953 (65 anos).

ficha tecnica eleicoes 2018 jair bolsonaro tricurioso general mourao01

General Mourão (à direita), vice de Bolsonaro.

Jair Bolsonaro lidera a pesquisas de intenção de voto (Ibope – 01/10/2018, 21h) com aproximadamente 31% das intenções de voto. O candidato vem seguido de Fernando Haddad (PT) – 21%; Ciro Gomes (PDT) – 11%; Geraldo Alckmin (PSDB) – 8% e Marina Silva (Rede) – 4%.

Propostas

Para escolhermos um candidato, é muito importante estarmos atentos às propostas que cada um faz e com Jair Bolsonaro não seria diferente. Por isso, convido você a acessar as Propostas de Jair Bolsonaro através do arquivo disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atentado

No dia 06 de Setembro de 2018 o candidato sofreu um atentado em meio à uma multidão de adeptos de sua campanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Bolsonaro levou uma facada na região do abdome, o ataque teve autoria de Adelio Bispo de Oliveira, 40 anos. O crime foi enquadrado no artigo 20 do código penal, no qual especifica “atentado pessoal por inconformismo político”.

https://youtu.be/q_H1MWvQUnc

Após 23 dias de sua internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Jair Bolsonaro recebeu alta, no dia 29 de Setembro.

#EleNao / #EleSim

O candidato à presidência foi um dos mais polêmicos dos últimos anos, sem sombra de dúvidas. Sua austeridade ao defender os valores que prega dividiu muito os brasileiros, a ponto de haver manifestações de apoio e desamparo à sua candidatura. Há uma grande comoção por parte dos usuários nas redes sociais. Constituído majoritariamente por grupos LGBT’s, afro-descendentes e mulheres, o grupo anti-Bolsonaro popularizou a hashtag #EleNao nas redes. Já os grupos formados em boa parte por pessoas de ideologia conservadora reagiram com o #EleSim.

Quais são suas reflexões a respeito deste polêmico candidato? Comente pra nós!