Por mais constrangedor que seja, temos que admitir: todos nós sempre olhamos para o nosso cocô após fazer o “serviço”. Desse modo, caso você seja uma pessoa que costuma comer milho com certa frequência, já deve ter notado vários caroços presentes em suas fezes. Mas por que isso acontece?

Primeiramente, isso pode significar que você não mastigou o milho devidamente, ou seja, acabou engolindo os grãos inteiros. Isso já seria um ótimo começo para explicar porque os grãos de milho saíram inteiros em suas fezes, mas ele não é o único fator a se levar em conta. É preciso lembrar que a camada externa de um grão de milho é composta principalmente de celulose, que é uma espécie de substância que não se decompõe facilmente mesmo quando devidamente mastigada pelos seres humanos. Por outro lado, parte interior do grão de milho pode ser mastigada muito facilmente.

Ou seja, como os humanos não têm a enzima necessária para decompor a celulose, a casca do milho sai da mesma cor e forma como quando desceu pelo seu esôfago. Durante o processo de digestão, essas “cascas vazias” acabam sendo embaladas com as outras coisas que seu corpo também decidiu descartar.

porque o milho sai inteiro no coco 1

Isso significa que o milho é ruim para a digestão? Em grandes quantidades, sim. Por causa da alta quantidade de celulose presente nele, comê-lo demais pode até causar cólicas e gases. Em pequenas quantidades, no entanto, ele não sobrecarrega o sistema digestivo. De fato, ele contém luteína e zeaxantina, dois fitoquímicos que promovem uma visão saudável, além de suas fibras que servem de alimento para as boas bactérias no intestino. O milho também possui vitaminas do complexo B, ferro, proteínas e potássio, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Vale lembrar que não é apenas o milho que é difícil de ser digerido. Ocasionalmente, você pode ver fragmentos inteiros de outros alimentos no cocô, na maioria das vezes vegetais ricos em fibras, que normalmente não são quebradas e absorvida no trato digestivo. Alimentos não digeridos nas fezes não costumam ser um problema, a menos que estejam acompanhados de diarreias frequentes, perda de peso ou outras alterações nos hábitos intestinais. Se você perceber esses sintomas, não deixe de consultar o seu médico.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!