A cerveja é sem dúvidas uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Toda essa popularidade é decorrente de todo um processo cultural histórico que ela desempenhou, já que a “breja” faz parte do cotidiano das pessoas desde a antiguidade. Pensando nisso, listei aqui 16 fatos curiosos sobre essa bebida que vão satisfazer a sua sede de conhecimento.

1. A cerveja é a terceira bebida mais popular do mundo. Fica atrás apenas da água e do chá.

2. Ela também é de longe a bebida alcoólica mais popular do mundo. Estimativas do ano de 2016 sugerem que foram consumidos cerca de 190 bilhões de litros de cerveja em todo o mundo.

3. A República Tcheca consome a maior quantidade de cerveja per capita de qualquer país do mundo, enquanto que a China consome a maior parte bruta.

4. A Oktoberfest é um festival alemão anual de bebidas realizado em Munique que em duas semanas de eventos consegue atrair mais de 6 milhões de pessoas. Cidades ao redor do mundo realizam suas próprias Oktoberfests locais.

curiosidades espumantes sobre a cerveja 1

5. A evidência mais antiga sobre a fabricação dessa bebida foi encontrada no oeste do Irã, que remonta a 3.500 a.C.

6. Você pode nadar em uma piscina de cerveja na cervejaria Schloss Starkenberger em Tarrentz, na Áustria. O banho de espuma supostamente promove uma pele mais saudável.

7. Além do básico (água, grãos, lúpulo e malte) a cerveja pode ser preparada com praticamente qualquer ingrediente e pode assumir uma incrível variedade de sabores, texturas e aromas.

8. Os povos da antiga Suméria, região que atualmente corresponde ao Iraque e Kuwait, produziam cerveja com pão e malte.

9. A cerveja mais forte do mundo é a Snake Venom (Veneno de Cobra em português). Fabricada pela cervejaria escocesa Brewmeister, ela possui 67,5% de álcool por volume. Para efeito de comparação, a maioria das vodkas tem cerca de 40%, enquanto que as cervejas tradicionais ficam entre 3% e 10%.

curiosidades espumantes sobre a cerveja 2

10. Na antiga Mesopotâmia, a cerveja era associada à religião e rituais espirituais, por isso acreditava-se que ela tinha poderes mágicos.

11. Embora mais cerveja seja produzida hoje do que durante a Idade Média, os europeus nos tempos medievais bebiam quantidades muito maiores.

12. Ela não era considerada uma bebida recreativa perigosa na Idade Média. Na verdade ela era uma parte necessária da dieta das pessoas.

13. Um antigo documento egípcio encontrado em escavações apresentava uma lista de 17 tipos distintos da bebida, com nomes como “portador de alegria” e “celestial”.

14. Em 1963, a Heineken desenvolveu garrafas de cerveja que poderiam servir como tijolos de vidro para a construção de casas. O objetivo era eliminar o desperdício e fornecer um material de construção barato para áreas de baixa renda.

curiosidades espumantes sobre a cerveja 3

15. A cervejaria mais antiga ainda em operação está localizada na Abadia de Weihenstephan, na Baviera, Alemanha. Os monges beneditinos de Weihenstephan começaram a fabricar a bebida por lá em 1040 dC.

16. Uma organização financiada pelo governo de Amsterdã, o Rainbow Group, contrata alcoólicos para limpar o lixo das ruas da cidade e os paga com cerveja.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!