Existem mais de 360 ​​espécies de tubarões no mundo, sendo que cada uma características bem peculiares. Muitos são conhecidos pelo seu grande tamanho, alguns pela sua agressividade e outros pela aparência realmente estranha, especialmente as nove espécies de tubarões-martelo. Mas por que será que esses animais têm a cabeça com um formato tão curioso?

O nome científico do gênero dos tubarões-martelo é Sphyrna, que deriva do grego e significa “martelo”. Ao contrário das cabeças achatadas da maioria dos tubarões, o tubarão-martelo tem uma cabeça grande e desajeitada que parece estar em desacordo com o resto de seu corpo. No entanto, é preciso saber que quando os filhotes nascem, suas cabeças são semelhantes às das outras espécies de tubarões. A cabeça em forma de martelo começa a se desenvolver apenas quando eles atinjam a maturidade.

Segundo cientistas que, a resposta para o bizarro formato da cabeça tem a ver com a busca por presas. Os tubarões-martelo são grandes predadores e suas cabeças em forma de martelo aumentam a sua capacidade de encontrar o que gostam de comer. A ampla extensão da cabeça permite uma disseminação mais ampla de órgãos sensoriais altamente especializados que eles usam para encontrar comida. O grupo de órgãos sensoriais desses animais, chamados de “ampolas de Lorenzini”, permitem que esses caçadores vorazes detectem campos elétricos criados por presas. A sensibilidade aumentada das ampolas através da “cabeça de martelo” ajuda a rastrear sua refeição favorita, as arraias, que geralmente ficam escondidas sob a areia do fundo do oceano.

por que alguns tubaroes tem a cabeca em forma de martelo 1

Além disso, essa cabeça larga também permite uma localização muito especial dos olhos, o que resulta em uma excelente visão binocular. A posição dos olhos também permite aos tubarões ver o que está acima e abaixo do seu corpo em todos os momentos. Ou seja, enquanto movem a cabeça para o lado ao nadar, eles podem observar muito bem o que está ao seu redor, sempre com o objetivo de encontrar as arraias.

A maior das espécies de tubarões-martelo costuma crescer até 6 metros de comprimento, o que é um tamanho relativamente pequeno para animais desse tipo. Eles têm poucos predadores e geralmente não causam muitos problemas aos seres humanos. Mas para as arraias, aí já é uma outra história.

Anatomia interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!