Há alguns dias escrevi sobre o que é chimarrão e agora chegou a hora de descobrirmos os benefícios de tomar esta tão deliciosa e tradicional bebida. Vamos lá?

Digestão

O chimarrão é um excelente aliado na hora da digestão, isto porque possui propriedades digestivas e laxantes que são muito positivas ao trato intestinal, assim auxiliando muito na constipação, isso graças a erva-mate.

Diurético

Quem toma chimarrão sabe que basta duas ou três cuias para correr ao banheiro fazer xixi, isto porque a bebida e bastante diurética e ajuda muito aqueles que sofrem com a retenção de líquidos. O fato da bebida ser servida quente aumenta ainda mais essas propriedades.

chimarrao saude tricurioso 2

Regeneração celular

Como o chimarrão possui muitos bioativos, nossas céluas se regeneram mais rapidamente e de forma mais eficaz, sendo extremamente benéfico para nossa saúde.

Antioxidantes

A erva-mate possui compostos fenólicos que ajudam a combater o envelhecimento celular, estudos apontam que os antioxidantes são capazes de auxiliar na prevenção do câncer.

Adeus, fadiga!

Na erva-mate também temos dentre seus alcaloides a cafeína que, como bem sabemos, elimina tanto o cansaço físico quanto mental, assim nos mantendo felizes e alertas. Isso inclusive ajuda no estímulo a praticar atividades físicas já que após tomar um delicioso chimarrão, nos sentimos cheios de energia.

Agora, vale um alerta àqueles viciados no doce deste amargo que faz bem. A bebida não é hidratante, ou seja, por ser extremamente diurética e estimular a expelir líquidos, é muito importante que você tome bastante água durante o dia para, assim, evitar a desidratação.

Conhecida todos esses benefícios? Comente!