Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Qual a diferença entre voto branco e nulo?

Estamos chegando próximos ao tão esperado dia das eleições e nesta época diversas dúvidas acabam surgindo em nossa mente. Por isso, para ajuda-lo, hoje vamos explicar qual a diferença entre voto branco e nulo. Vamos lá?

Voto Branco

Segundo o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao votar em branco, o eleitor não está escolhendo nenhum candidato. Para votar em branco basta pressionar a tecla ‘branco’ na urna e clicar em ‘confirma’.

Voto Nulo

Agora, quando falamos em voto nulo o TSE considera que eleitores que coloquem um número de candidato inexistente e confirme estão anulando seu voto. Para isso, você só precisa inserir um número que não represente ninguém, tal como ’00’ por exemplo, e após confirmar.

Antiga regra

Antigamente, apenas os votos brancos eram considerados válidos, assim sendo apelidados de ‘votos de conformismo’ já que o mesmo iria para o candidato com maior número de eleitores. Já o voto nulo era considerado inválido, assim não participava da contagem final e era considerado protesto contra os candidatos ou com a política em geral.

Mas e hoje? Como funciona?

Atualmente as coisas são diferentes. Conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, apenas os votos válidos são contabilizados, sendo eles os votos nominais e os de legenda. Ou seja, votos brancos e nulos não são considerados, assim não indo para nenhum candidato. Na Constituição Federal de 1988 podemos ler a seguinte frase: “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ou seja, como não são contados, aquele famoso mito de que caso metade dos votos sejam nulos a eleição será cancelada não passa mesmo de um conto popular, não valendo para as eleições atuais. Como votar é um ato obrigatório no Brasil, votar branco ou nulo é apenas uma opção para que você manifeste seu descontentamento, assim não sendo contabilizado para nenhum lado.

Já decidiu seu voto? Comente!

Advertisement

Leia Mais

Especial

Já parou para pensar no preço de traduções? Tradução é um tipo de serviço de que nem todo o mundo precisa em seu cotidiano....