Não sei vocês, mas ao ver imagens do espaço que são mostradas através dos veículos de comunicação, sempre pensei que os satélites eram pequenos, não maiores que uma mesa de jantar, por exemplo. Conversando com amigos, hoje descobri como meu pensamento era bobo… hehe. Vamos descobrir agora qual é o tamanho de um satélite artificial?

Para você ter ideia, trarei um exemplo bastante recente de satélite que caiu na Terra. Em setembro de 2011 um ‘pequeno’ satélite de 5,6 toneladas que já estava em desuso desde 2005 caiu na Terra. Mas não se apavore, a NASA na época garantiu que o mesmo não traria riso as pessoas, em seus cálculos, a chance do mesmo atingir uma pessoa era de 1 em 3.200. Mas qual era o tamanho deste satélite? O mesmo foi comparado a um ÔNIBUS? Pensa bem… UM ÔNIBUS!

qual tamanho satelite tricurioso 1

Já em março deste ano (2018) foi enviado um alerta a respeito de um satélite chinês que estaria desgovernado e iria cair na Terra. Seu nome era Tiangong-1 e a previsão era que caísse entre 29 de março e 9 de abril, seu controle foi perdido ainda em março de 2016, sendo altamente monitorado desde então. Da mesma forma que o outro, a chance do mesmo atingir alguém era mínima. Os locais de queda provável eram o centro da Itália, norte da Espanha, China ou Oriente Médio, Estados Unidos, Nova Zelândia, Tasmânia e Sul da América do Sul – Argentina e Chile. Este pesava 8.5 toneladas! Ou seja, maior ainda que o ‘Sr. Ônibus’ que caiu em 2011.

Você sabia que satélites eram tão gigantescos assim? Comente!