Curiosidades

12 fatos curiosos sobre o ouro

12 fatos curiosos sobre o ouro

O ouro é um dos metais mais procurados e apreciados do mundo, principalmente por causa de sua cor e versatilidade. Além de ser utilizado na fabricação de joias, ele também é muito usado em processos industriais e pode até ser comido! Aqui estão 14 curiosidades que resumem muito bem a importância desse metal na evolução cultural de várias partes do mundo

1. Sua pureza é medida em quilates, sendo que o “ouro puro” é o que apresenta 24 quilates.

2. Devido ao seu alto valor, a maior parte do ouro descoberto ao longo da história ainda está em circulação. No entanto, acredita-se que até 80% de sua quantidade total no planeta ainda está no solo para ser explorada.

3. Ele é quimicamente inerte, o que faz com que ele nunca enferruje ou cause irritações na pele. Se joias de ouro irritarem a pele, é provável ele tenha sido misturado com outro metal.

4. Um estudo médico realizado na França durante o início do século XX sugeriu que ele pode ser usado no tratamento da artrite reumatoide.

5. A maior pepita de ouro já encontrada é a “Welcome Stranger” que foi descoberta por John Deason e Richard Oates na Austrália em 5 de fevereiro de 1869. Ela tem 78 kg de peso bruto e foi encontrada a apenas dois centímetros abaixo da superfície do solo.

6. Os Incas pensavam que o ouro representava a glória do deus sol e se referiam ao metal precioso como “lágrimas do sol”. Como ele não era usado como dinheiro, o amor dos Incas era puramente estético e religioso.

7. O ouro e o cobre foram os primeiros metais a serem descobertos pelos humanos, por volta de 5000 aC.

8. Os gregos achavam que ele era uma densa combinação de água e luz solar.

9. O maior estoque de ouro do mundo pode ser encontrado cinco andares abaixo do cofre do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, em Nova York, e detém 25% da reserva mundial (540.000 barras). No entanto, a maior parte pertence a governos estrangeiros.

10. Até 1912 as medalhas concedidas aos vencedores dos Jogos Olímpicos eram feitas inteiramente de ouro. Atualmente, as medalhas dos campeões recebem apenas seis gramas do metal.

11. Seu símbolo químico é Au, que é derivado da palavra em latim “aurum” que significa “aurora brilhante”.

12. O ouro é comestível. Alguns países asiáticos o colocam em frutas, geleias, café e chá. Algumas tribos nativas americanas acreditavam que consumi-lo também poderia permitir que os humanos levitassem.

Curtiu? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!

Leia Também: