Não é novidade para ninguém o fato de que as crianças adoram se sujar. Basta deixá-los brincando por alguns minutos em algum ambiente ao ar livre para que eles logo apareçam com as roupas sujas de lama e as mãos cheias de terra. Apesar de muitas vezes ser um incômodo para os pais e responsáveis que tomam conta da limpeza das crianças, a ciência sempre considerou um pouco de sujeira como uma coisa saudável para elas. Além disso, um novo estudo descobriu que a exposição à sujeira pode torná-las mais saudáveis ​​a longo prazo.

Especialistas em saúde já sabem há muitos anos que crianças que crescem em fazendas são menos propensas a sofrer de doenças relacionadas ao sistema imunológico (como asma, alergias e doenças inflamatórias intestinais) do que as crianças que crescem no ambiente urbano das cidades. Isso é chamado de “hipótese da higiene”, mas embora sempre tenha sido amplamente aceito na comunidade científica, os especialistas em saúde nunca entenderam realmente como isso funciona. Até agora.

voce sabia que a sujeira e importante para a saude das criancas

Um novo estudo de uma equipe internacional de pesquisadores liderados por cientistas do Hospital Brigham and Women’s, que fica localizado na cidade americana de Boston, pode ter finalmente encontrado uma explicação biológica para a hipótese da higiene. O estudo, publicado na revista Science, descobriu que a exposição precoce à micróbios ajudou a treinar certas células do sistema imunológico a resistir contra doenças que possam surgir mais tarde. Nenhuma ou pouca exposição à micróbios no período da infância, significava que as células do sistema imunológico dos indivíduos não estavam adequadamente “treinadas”, o que poderia facilitar o surgimento de distúrbios respiratórios e digestivos mais tarde na vida.

Desse modo, é seguro dizer que um pouco de sujeira na fase inicial da vida de uma criança pode ajudar a protegê-la de vários tipos de doenças. Muitos pesquisadores até aconselham os pais a incentivarem suas crianças a brincar com os pés descalços na terra por algum tempo, desde que seja em uma área que não tenha a presença de produtos químicos ou que esteja contaminada de alguma outra forma.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!