Se você costuma cortar as unhas com certa frequência, já deve ter notado que as unhas das mãos costumam crescer mais rápido que as dos pés. Mas por que será que isso acontece?

O Dr. William Bean foi um médico americano que conduziu um auto-estudo minucioso sobre suas próprias unhas durante a maior parte do século XX. Começando com a idade de 32 anos, Bean costumava marcar linhas ao fazer pequenos arranhões em suas unhas no primeiro dia de cada mês. Desta forma, ele rastreou o crescimento delas por mais de 20 anos, sendo que em determinado momento da pesquisa ele acabou descobrindo que a taxa de crescimento havia diminuído em mais de um mês. Esta observação o levou a concluir que o crescimento das unhas tem a ver com o fluxo sanguíneo e o metabolismo, que diminuem à medida que envelhecemos.

Após a publicação do estudo de Bean, o Dr. Rodbey Dawber, um dermatologista da Universidade de Oxford, realizou o seu próprio experimento depois que ele feriu seu dedo anelar esquerdo durante uma partida de rugby. Ele descobriu que o crescimento da unha do dedo machucado era mais lento do que o dos outros dedos, que exerciam as suas funções normalmente. Outros estudos também já mostraram que, para os destros, as unhas dos dedos da mão direita são geralmente mais fortes do que a da mão esquerda e vice-versa.

por que as unhas da mao crescem mais rapido que as do pe 1

Por causa de todas essa pesquisas, os cientistas deduzem que como os dedos das mãos são usados ​​com muito mais frequência que os dedos dos pés, elas consequentemente acabam crescendo mais rapidamente. Outros pesquisadores sugerem que o fato de que as unhas das mãos estão localizadas mais próximas do coração também pode aumentar o fluxo sanguíneo da região, pois pode ser um fator na taxa de crescimento. Isso também ajuda a explicar por que elas tendem a crescer mais rapidamente no verão, quando a nossa circulação está na sua “força total”.

Por isso, da próxima vez que for cortar as suas unhas, lembre-se que o fluxo sanguíneo, metabolismo e o fato de que usamos nossos dedos das mãos mais do que os dedos dos pés são os principais fatores que definem a sua taxa de crescimento.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!