As eleições 2018 serão neste domingo (07), e, pensando nisto, a equipe do TriCurioso quer dar aquela ajudinha na hora de escolher seu candidato! Durante esta semana, trazemos a ficha técnica dos cinco candidatos com maior contagem de intenção de votos, segundo pesquisa Ibope realizada dia 1º de Outubro de 2018, 21hs, divulgada no site G1 de notícias. Esperamos que os ajude na urna!

O candidato desta matéria informativa é Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB, número 45). Também já trouxemos as fichas dos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes. Em breve, traremos também a ficha de Marina Silva. Vamos agora à trajetória do candidato de hoje.

Biografia Básica

ficha tecnica eleicoes 2018 geraldo alckmin tricurioso02

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, no dia 7 de Novembro de 1952 (65 anos). Médico anestesista já foi vereador e prefeito de sua cidade natal. Depois, chegou a ser vice-governador e governador pelo estado de São Paulo por mais de 15 anos. Esta é a segunda vez que Alckmin disputa a presidência, a primeira foi em 2006, na qual perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi um dos idealizadores da construção de grandes viadutos e obras como o Rodoanel. Apesar do longo mandato, recebeu também duras críticas a respeito da gestão da Educação, por exemplo, quando usou de repressão policial contra professores em 2016.

Formação Acadêmica

  •  Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté (especialização em anestesiologia)

Alianças Partidárias

Teve seu começo na política no ano de 1972, filiando-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB, que fazia oposição ao Arena), sendo o vereador mais votado em sua cidade natal. Em 1988, junto a Mário Covas, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no qual permanece até hoje, participando da coligação “Para unir o Brasil“, composta pelo PSDB, PTB, PP, PR, DEM, SOLIDARIEDADE, PPS, PRB e PSD. Sua vice é a senadora Ana Amélia, do Partido Progressista (PP), nascida no dia 23 de Março de 1945 (73 anos).

ficha tecnica eleicoes 2018 geraldo alckmin tricurioso senadora ana amelia

Ana Amélia, vice de Alckmin.

Segundo a pesquisa Ibope (01/10/2018, 21h) Fernando Haddad (PT) segue em segundo lugar, com 21% das intenções de voto. O primeiro lugar é de Jair Bolsonaro (PSL), com 31% das intenções. Depois, Ciro Gomes (PDT) – 11%; Geraldo Alckmin vem logo após, com 8% e Marina Silva (Rede) – 4%.

Propostas

É indispensável decidir o futuro do país sem entender quem nos representa no governo! Por isso, disponibilizamos a página do TSE com as propostas dos candidatos para que nossos leitores avaliem qual programa julgam melhor para as necessidades do país. Por isso, confiras as propostas de Alckmin com atenção.

ficha tecnica eleicoes 2018 geraldo alckmin tricurioso

Quais são as suas reflexões a respeito de Geraldo Alckmin? Comente para nós!