Curiosidades

O que causa o brilho da Lua?

O que causa o brilho da Lua?

Todos aprendemos na escola que a Lua não é uma estrela com brilho próprio, mas sim um satélite natural que protege a Terra de corpos celestes que venham em nossa direção. Porém, se ela não produz luz, como conseguimos vê-la durante a noite?

Pois bem, a Lua brilha no céu em função do reflexo que faz da luz do Sol. Ou seja, sua superfície é capaz de refletir a luz que recebe de nossa querida bola de fogo, assim fazendo com que acreditemos que ela brilha sozinha. Agora uma curiosidade interessante, você sabia que por mais luminosa que a superfície lunar pareça, ela reflete apenas 12% da luz irradiada pelo Sol? Sendo que esta é a porcentagem máxima, jamais ultrapassando esta média. Tudo depende da posição em que nosso satélite natural está em relação ao Sol e a Terra.

Curiosidades sobre  a Lua

1. Você sabia que a Lua é exclusividade nossa? Na Terra a vemos com perfeição, porém segundo um estudo realizado pelo Departamento de Astronomia da IGA-USP, de Marte em diante se torna impossível avista-la.

2. Se você assistia a Wallace e Gromitt, certamente passou a infância acreditando que a Lua era feita de queijo, porém, como a racionalidade nos faz descobrir, não é este o material que compõe nosso satélite natural. Ela é, na verdade, coberta por rochas ricas em silicatos.

3. Para finalizar este pequeno especial, saiba que a lua está encolhendo! Segundo a sonda lunar Reconnaissance Orbiter, é possível ver que sua crosta está rachando em função do resfriamento de seu núcleo que já reduziu seu tamanho em 91 metros, o que equivale a um campo de futebol!

Gostou das informações? Comente!

Leia Também: