Recentemente fizemos aqui no blog um post diferenciando o remake do reboot, dúvida que muitos de vocês e até chegavam a pensar que os dois eram a mesma coisa. Porém, um detalhe bem importante que percebi logo após postarmos aquele post foi que eu não expliquei o que é um spin-off… Bom, quando eu não sabia dessas paradas, ficava muito confuso quando lia ou assistia um vídeo que usava desses termos, por isso pesquisei muito e consegui, finalmente, entender as “gírias” nerds. Bom, chega de enrolação… Bora descobrir o que é um spin-off!

Para quem conferiu o post onde diferenciamos o remake do reboot pode ter notado que os dois possuem, mesmo sendo bem diferentes, uma grande semelhança: Começar tudo do zero, independente de seguir um filme antigo ou não. Com o spin-off é totalmente diferente, afinal ele se trata de um derivado, ou seja, uma produção original derivada de outra produção.

Para você entender um pouco melhor, irei usar de exemplo a série As Visões da Raven, que foi exibida no Disney Channel durante 2003 e 2007, fazendo um enorme sucesso entre os telespectadores. Como dito, a série acabou em 2007, porém a Disney viu uma grande oportunidade de continuar a história, só que dessa vez com o irmão mais novo de Raven, o Cory Baxter. Com isso, em 2008, o Cory ganhou sua própria série, intitulada “Cory na Casa Branca”.

o que e um spin off

Ou seja, o spin-off continua a história de uma série ou filme, só que sem o protagonista do mesmo. Na maioria das vezes, um personagem secundário toma o papel de protagonista no spin-off, porém há exceções, como é o caso de “A Casa da Raven”, série estrelada por Raven Symone, atriz que viveu a personagem Raven em “As Visões da Raven”…. Sim, a série da vidente possui dois spin-offs.

O spin-off também pode ter como inspiração um ambiente visto em outro filme, como é o caso de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que usa tudo que pode do mundo mágico de Harry Potter, só que sem necessariamente citar algum personagem do filme do bruxo. Vale lembrar que Animais Fantásticos na verdade é um livro derivado da coleção de Harry Potter, ou seja, não é só os filmes e séries que possuem spin-off, mas os livros também.

o que e um spin off

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀