Você se considera uma pessoa inteligente? Essa é uma pergunta que pode parecer simples, mas é muito mais versátil do que parece, afinal, a inteligência é algo bem subjetivo. No entanto, existem algumas evidências científicas que apontam certos traços comportamentais que são comuns entre pessoas que apresentam capacidades de raciocínio e compreensão mais desenvolvidas que outras. Continue lendo o post e veja se alguma delas descreve você.

1. Você é muito curioso

sinais de que voce e mais inteligente do que imagina 1

Se você é um leitor assíduo do TriCurioso, meus parabéns! Isso já demonstra que você tem um censo de curiosidade bem aguçado. Um estudo publicado na revista acadêmica Journal of Individual Differences, descobriu que as pessoas que tinham notas mais altas nos testes de QI quando crianças costumavam ser mais curiosas e abertas a novas ideias quando adultas. Inteligência e curiosidade andam de mãos dadas, pois as pessoas inteligentes tendem a ser curiosas não apenas sobre as curiosidades cotidianas, mas também sobre as “grandes questões do mundo” que envolvem temas mais filosóficos como o sentido da vida e do universo.

2. Você tem autocontrole mental

sinais de que voce e mais inteligente do que imagina 2

Pessoas inteligentes tendem a ter um forte autocontrole mental e podem resistir a tomar decisões impulsivas. Um grupo de psicólogos da Universidade de Yale comprovou isso em 2009. Eles testaram como o autocontrole se relaciona com a inteligência dando aos participantes testes de inteligência e oferecendo-lhes dinheiro de recompensa. Os participantes puderam optar por receber imediatamente ou esperar mais e receber um valor maior. As pessoas que escolheram esperar mais tempo tiveram as melhores pontuações. Se você tem uma forte tendência a analisar todas as suas opções e pode resistir a tomar decisões impulsivas, talvez seja hora de abraçar seu gênio interior!

3. Você é mente aberta

sinais de que voce e mais inteligente do que imagina 3

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, quem é supostamente inteligente tende a estar disposto a analisar as coisas através das perspectivas de outras pessoas ao invés de simplesmente aceitar um ponto de vista como válido.

4. Você é procrastinador

sinais de que voce e mais inteligente do que imagina 4

Costuma deixar para fazer algumas coisas na última hora? Isso pode ser um sinal de que você é inteligente! Por mais que deixar algo para o último minuto possa fazer você se sentir bobo, estudos mostram que na verdade é exatamente o contrário. Se você é um procrastinador, isso significa que você não tira conclusões precipitadas ou escolhe a solução mais fácil na hora de “por a mão na massa”. As pessoas inteligentes também procrastinam porque optam por gastar seu tempo em tarefas que consideram mais valiosas, enquanto adiam as mais triviais. De qualquer modo, uma coisa é certa: a procrastinação está longe de ser o fantasma que muitos acreditam ser.

5. Você gosta de comer chocolate

sinais de que voce e mais inteligente do que imagina 5

Sim, existe uma conexão legítima entre o poder intelectual e o amor ao chocolate. Compostos chamados flavonoides, que são encontrados no cacau, podem ajudar a melhorar o desempenho cognitivo. Pesquisadores da Universidade de Roma, na Itália, recentemente conduziram um estudo sobre como o consumo de chocolate afeta funções cerebrais como memória, atenção e velocidade de processamento. Descobriu-se que comer chocolate teve efeitos positivos em todas essas coisas.

E você, acha que tem uma inteligência acima da média? Deixe o seu comentário!