A pera é uma fruta que têm sido amplamente consumida em todo o mundo e é reconhecida pelo seu sabor delicioso. Originária da China, existem evidências de que ela é cultivada desde os tempos pré-históricos. Essa fruta faz parte de muitas dietas há milhares de anos e já foram encontradas evidências do seu consumo na literatura celta, na história romana e no folclore chinês. Sua grande popularidade se deve ao fato de que ela pode crescer facilmente em lugares com climas temperados, o que proporciona um cultivo sem grandes preocupações.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a pera, que tal descobrir os seus benefícios para a saúde?

Melhora a digestão

Por fornecer cerca de 18% da necessidade diária de ingestão de fibra, a pera pode ser um agente muito forte para melhorar a saúde digestiva. Boa parte das fibras presentes nas peras são polissacarídeos não solúveis, o que significa que eles atuam como um agente regulador dos intestinos. Além disso, a natureza arenosa das fibras da pera ajudam a combater os agentes causadores de câncer e os radicais livres no cólon.

quais sao os beneficios da pera para a saude 1

Ajuda na perda de peso

Uma das queixas mais frequentes que algumas pessoas têm sobre as frutas é sobre o seu teor calórico, geralmente derivado dos açúcares naturais. No entanto, as peras são uma das frutas com menor teor calórico. Para se ter uma ideia, uma pera tem em média pouco mais de 100 calorias, o que corresponde a 5% do consumo diário de calorias de uma dieta saudável. Além disso, a suplementação nutricional que essa fruta fornece é imensa e a fibra logo fará você se sentir saciado. Ou seja, é um alimento que fornece um alta nutrição e que conta com um baixo impacto no ganho de peso e obesidade.

Melhore a saúde do coração

As peras são uma fonte maravilhosa de potássio, o que significa que elas podem ter um impacto significativo na saúde do coração, pois o potássio é um vasodilatador bem conhecido. Isto significa que ele reduz a pressão arterial e dificulta a formação de coágulos. Além disso, o potássio também aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, oxigenando os órgãos e promovendo suas funções de maneira efetiva. A redução da pressão arterial também está ligada a uma menor chance do surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Possui ação anti-inflamatória

Os componentes antioxidantes e flavonoides das peras também podem induzir efeitos anti-inflamatórios no corpo, reduzindo as dores associadas à inflamação. Isso inclui a redução dos sintomas de artrite, reumatismo e condições semelhantes.

quais sao os beneficios da pera para a saude 2

É boa para a pele e para os cabelos

Uma das vitaminas mais versáteis do corpo humano é a vitamina A. As peras são ricas dessa vitamina e seus componentes subsequentes, como a luteína e a zeaxantina. Agindo como antioxidantes e também participando de várias reações enzimáticas, as peras podem reduzir os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas. Essa fruta poderosa também podem reduzir a perda de cabelo, degeneração macular, catarata e várias outras condições associadas ao processo de envelhecimento.

Melhora a saúde óssea

A alta presença de magnésio, manganês, fósforo e cálcio na pera pode ajudar a reduzir a perda mineral óssea, além de condições debilitantes como a osteoporose e a fraqueza geral do corpo devido à falta de apoio dos ossos.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!