Muitos donos de cachorros provavelmente já ficaram intrigados e impacientes ao esperar seu animal de estimação “finalizar o serviço”. Em vez de apenas encontrar uma área qualquer que tenha grama macia e começar a fazer o número dois, eles precisam preparar um ritual completo, o que inclui andar em círculos antes de finalmente se agacharem. Por que será que eles fazem isso?

Algumas teorias apontam que as razões pelas quais eles dão voltas antes de fazer cocô são semelhantes aos motivos pelos quais eles giram antes de deitar. Isso inclui achatar a grama ao redor, o que impediria que gramas mais altas pudessem atrapalhar. Outra explicação parte do princípio de que eles podem estar examinando o local para ver se cobras e outros predadores não ficarão por perto no momento em que eles estiverem completamente ocupados.

Mas o pesquisador tcheco Hynek Burda promove uma explicação diferente que descarta as teorias anteriores. Segundo ele, os cachorros evoluíram dos lobos, que não precisavam se preocupar muito com a grama alta. Além disso, se eles estivessem apenas examinando o ambiente, ficar quieto para ouvir e cheirar seria mais eficaz do que dar uma rápida olhada na área. Desse modo, Burda sugeriu que os cachorros rodam para sentir a atração magnética da Terra.

por que os cachorros ficam rodando antes de fazer coco 1

Como você pode ver, grama alta não é problema para esse camarada aqui.

A Terra tem um campo magnético em torno dela que a protege da radiação do espaço e alguns animais parecem usá-la para ter uma noção de onde estão os polos Norte e Sul. Um exemplo disso pode ser visto no fato de que os pássaros sabem exatamente para onde migrar. Em 2013, Burda publicou um estudo na revista Frontiers in Zoology, sugerindo que os cães têm uma espécie de “bússola interna”. Por incrível que pareça, ele e sua equipe passaram dois anos assistindo 70 cachorros defecarem.

A partir disso, eles notaram que quando o campo magnético estava calmo, os cães preferiam fazer cocô de frente para o norte ou para o sul. Quando o campo magnético era mais instável, eles preferiam qualquer outra direção. O padrão não explica por que os cães supostamente usariam os polos da Terra, mas os pesquisadores acham que isso poderia ajudá-los a lembrar onde marcaram o seu território.

Se eles puderem identificar o local pelos polos magnéticos, eles poderão encontrar o lugar novamente. Então, antes de você ficar estressado com a demora do seu cachorro para fazer cocô, lembre-se que ele pode estar apenas usando suas habilidades de cientista.

Curioso, não é mesmo? Comente! 😀