Quando você pensa no antigo Egito, sua mente provavelmente invoca imagens de hieróglifos, faraós e corpos mumificados. Ao longo da história, as múmias sempre estiveram envolvidas em inúmeros mitos assustadores e lendas exageradas. Mas o quanto você realmente sabe sobre sua história? Confira com esses 18 fatos curiosos sobre elas.

1. Na antiga mumificação egípcia, as cebolas eram às vezes usadas para preencher algumas cavidades do corpo, muitas vezes servindo como falsos olhos.

2. Os egípcios não foram os primeiros a praticar a mumificação. Quase 2.000 anos antes, o povo Chinchorro, da América do Sul, já mumificava seus mortos, incluindo bebês e fetos abortados.

3. No antigo Egito, o principal ingrediente usado no processo de mumificação era o natrão (um tipo de sal), que era muito eficaz na secagem do corpo.

4. O rei Ramsés II se tornou a primeira múmia a receber um passaporte em 1976. Isso foi necessário porque alguns países, como a França, exigem o documento em processos de obtenção de visto, mesmo se tratando de um morto.

curiosidades incriveis sobre as mumias 2

5. Os egípcios também usavam grandes quantidades de linho para mumificar um corpo. Para se ter uma ideia, a roupa de uma múmia da 11ª Dinastia Egípcia media aproximadamente 845 metros quadrados, o suficiente para cobrir três quadras de tênis!

6. Durante a mumificação no antigo Egito, os órgãos internos eram removidos através de uma longa incisão no lado esquerdo do corpo.

7. Durante a mumificação, os antigos egípcios removiam todos os órgãos internos, exceto o coração, pois eles acreditavam que a pessoa seria julgada por ele.

8. A múmia mais popular do mundo é provavelmente Vladimir Lenin, já que anualmente milhões de turistas visitam o seu corpo embalsamado em Moscou.

9. Múmias já tiveram uma alta demanda por serem utilizadas como remédio durante a Idade Média na Europa. Por exemplo, os europeus cozinhavam algum pedaço da múmia e usavam os óleos para tratar hematomas, dores no estômago e outras doenças. Credo!

10. No antigo Egito, os embalsamadores-chefes muitas vezes usavam uma máscara do Deus Anúbis.

curiosidades incriveis sobre as mumias 1

11. Múmias não são exclusividade do Egito. Elas já foram encontradas em todos os continentes.

12. No antigo Egito, demorava cerca de 40 dias para que um corpo fosse totalmente mumificado. Durante esse tempo, o corpo perdia 75% de seu peso original devido aos efeitos da desidratação

13. Os antigos egípcios já mumificaram vários tipos diferentes de animais, incluindo gatos, carneiros, gaviões, crocodilos, ratos, lagartos e até ovos.

14. As múmias são geralmente divididas em duas categorias: antropogênicas ou espontâneas. A diferença é que múmias antropogênicas foram feitas deliberadamente, enquanto as múmias espontâneas foram criadas involuntariamente a partir de condições naturais.

15. Os egípcios viam a mumificação como um passo importante para alcançar uma vida  feliz após a morte.

16. A múmia mais bem preservada já encontrada é uma mulher chinesa chamada Xin Zhui. Também conhecida como a Dama de Dai, ela morreu há mais de 2.000 anos, mas ainda tinha todos os seus órgãos internos, pele relativamente macia, seu próprio cabelo e membros flexíveis.

curiosidades incriveis sobre as mumias 3

17. A diferença entre uma múmia e um esqueleto é que a múmia ainda tem alguma parte do seu tecido mole, como cabelo, músculo ou pele.

18. Autópsias de múmias revelaram que os povos antigos já sofriam com muitas doenças consideradas modernas, como artérias entupidas, câncer de próstata, desnutrição, infecções gastrointestinais e sinusite.

Curiosidades interessantes, não é mesmo? Deixe o seu comentário!