Andar pela seção de hortifrúti de um supermercado ou até mesmo passear na feira livre pode ser uma experiência muito interessante, não é mesmo? Afinal, ficamos rodeados de uma grande variedade de cores que só as frutas e legumes conseguem proporcionar. Para tornar a visita à esses lugares mais prática, muitas pessoas escolhem frutas já pré-selecionadas, geralmente colocadas e amarradas dentro de redes feitas de algum material plástico. Mas você já reparou que as laranjas são quase sempre vendidas em redes ou sacolas vermelhas? Chegou a hora de descobrir o porquê dessa prática muito utilizada por mercados e feiras mundo afora.

Basicamente, essa é uma técnica muita engenhosa usada pelos vendedores de laranjas para fazer com que suas frutas pareçam ser ainda mais laranjas (no sentido de cor) do que são. É sério! O contraste da cor vermelha da rede com a casca alaranjada cria uma ilusão que faz a fruta parecer ainda mais laranja, o que acaba incentivando os compradores a levá-la para casa. Esse truque também funciona se for utilizado com outras frutas cítricas que também possuem um tom alaranjado, como tangerinas e toranja.

por que as laranjas sao vendidas em redes vermelhas 1

Os produtores de frutas e os mercados fazem algo semelhante com os limões, só que eles são normalmente vendidos em redes verdes ou amarelas para que pareçam ter uma cor mais viva e uma aparência mais suculenta. Vale lembrar que as grandes redes de supermercados de todo o mundo usam estratégias muito específicas para nos encorajar a comprar mais produtos ou fazer com que as coisas pareçam mais atraentes. As redes de malha vermelha são apenas uma delas.

Um outro exemplo famoso é a pulverização de água sobre algumas frutas. Obviamente muitos desses alimentos necessitam de água para não murchar ou até mesmo apodrecer completamente, mas muitos comerciantes borrifam leves jatos de água simplesmente com o objetivo de deixá-los com uma aparência mais fresca para o consumidor final. Agora que você já sabe desse “segredo” do comércio de frutas, posso apostar que você nunca mais verá as laranjas do mesmo jeito que antes.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente! 😀