O estresse é um termo com o qual você provavelmente já está familiarizado. Além disso, você também já deve saber como é se sentir estressado. No entanto, o que isso realmente significa?

Bem, o estresse nada mais é do que uma resposta natural do corpo ao se ver diante de uma situação de perigo. Apesar do estresse de curto prazo atingir praticamente todas as pessoas e não causar grandes problemas de saúde, ele pode levar a vários problemas psicológicos a longo prazo. Pensando nisso, listo aqui algumas curiosidades que podem lhe ajudar a entender melhor a relação entre o corpo humano e uma situação estressante.

1. O estresse é muitas vezes chamado de “assassino silencioso”, pois pode levar ao surgimento de doenças cardíacas, pressão alta, dores no peito e batimento cardíacos irregulares.

2. Embora aquela história de que o estresse pode deixar o cabelo branco seja um mito, é verdade o fato de que pessoas estressadas podem apresentar queda de cabelo.

3. Em 2009, um estudo apontou que as profissões mais estressantes são médico, piloto de linha aérea comercial, jornalista, bombeiro e policial. Os trabalhos menos estressantes são nutricionista, astrônomo, analista de sistemas e engenheiro de software.

atos curiosos sobre o estresse 1

4. O hormônio responsável por todo esse esgotamento mental, o cortisol, não só faz com que a gordura abdominal se acumule, como também aumenta as células de gordura individuais.

5. Cientistas acreditam que o estresse esteja relacionado a um impulso evolutivo que permitiu que os humanos sobrevivessem. Mais especificamente, ele aumenta temporariamente o raciocínio rápido e o desempenho físico.

6. O estresse deixa o sangue mais “pegajoso” como preparação para uma eventual lesão. No entanto, essa ação também pode aumentar a probabilidade do desenvolvimento de um coágulo sanguíneo.

7. Rir pode reduzir os hormônios do estresse (cortisol, epinefrina e adrenalina), além de fortalecer o sistema imunológico.

8. Pesquisas já mostraram que o chocolate amargo tem a capacidade de reduzir os hormônios relacionados ao estresse. Além disso, o cacau é rico em antioxidantes chamados flavonoides.

atos curiosos sobre o estresse 2

9. Os homens são geralmente mais propensos do que as mulheres a desenvolver certos distúrbios relacionados ao cansaço mental, como por exemplo a hipertensão, o comportamento agressivo e o consumo de álcool e drogas.

10. O estresse crônico pode piorar a situação das pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável, uma condição que irrita o intestino grosso e causa prisão de ventre, cólicas e inchaço.

Curtiu o post? Compartilhe e deixe o seu comentário!