Batom é algo que toda mulher carrega na bolsa, sendo um tipo de maquiagem que agrada até mesmo quem não gosta muito de se maquiar. Pensando nisso, hoje decidi trazer para vocês a história deste poderoso acessório. Vamos lá?

Desde o Antigo Egito – 5.000 a.C – a população se utiliza de pigmentos com objetivos vaidosos. Nesta época as mulheres de classes sociais elevadas utilizavam a substância natural ‘púrpura Tyr’ que realçava a cor dos lábios. Após, a partir do óxido de ferro, também foi criada a pigmentação vermelha. Por muito tempo colorir os lábios foi sinal de sensualidade e até mesmo más intenções. Na Grécia durante o século II foi criada uma lei onde mulheres eram proibidas de pigmentar seus lábios antes do casamento.

quem inventou batom tricurioso

Séculos depois, em 1770, a Inglaterra proibiu totalmente o uso de cores nos lábios já que, segundo eles, esta prática acabava sendo infalível na hora de seduzir e enganar os homens. Apenas prostitutas e atrizes extravagantes se coloriam. Mas e o batom? Este surgiu com esta denominação na França, já que batom significa bastão por lá. Foi o perfumista Rhocopis quem desenvolveu uma massa vermelha feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, assim criando o primeiro batom.

Interessante, não acha? Comente!