Xadrez é um jogo intrigante e desafiador, jogar com alguém que sabe o que está fazendo pode ser bastante frustante, agora se você sabe jogar bem, certamente se diverte muito. Porém, você já parou para pensar em quem o inventou?

Infelizmente, este é mais um daqueles enigmas históricos que causam dores de cabeça em quem tenta o desbravar. Existem inúmeras teorias e até mesmo contos mitológicos que tentam explicar a origem do xadrez. A teoria mais aceita conta que a criação o jogo surgiu na Índia no século VI com o nome de chaturanga, palavra que significava algo semelhante a ‘disputa do exército’. Foram os vendedores ambulantes indianos quem popularizaram o jogo, o levando desde a Pérsia até a China. Inclusive, um dos primeiros registros do jogo foi o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan.

quem inventou xadrez tricurioso

Então, no século VII os árabes conquistaram a Pérsia foi a vez dos islâmicos se apaixonarem pelo jogo, o levando para todo o norte da África. Foi então que a Europa conheceu o jogo de Xadrez através das Cruzadas e também invasão muçulmana à Península Ibérica no século VIII. Então, no século X toda a Europa conhecia o Xadrez, até mesmo a Escandinávia e a Islândia. Foi neste histórico continente que o jogo sofreu diversas modificações tais como a inclusão da Dama e do Bispo, os peões começaram a andar duas casas na primeira rodada e as peças eram feitas em cores diferentes, assim se tornando o passatempo favorito dos reis e aristocratas.

O primeiro torneiro de Xadrez ocorreu em 1851 em Londres, então em 1924 foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em Paris.